Advertising LX

Advertising LX - Tudo o que uma mulher sempre quis.

quinta-feira, março 09, 2006

Edson Athayde no INP - "Como motivar a Criatividade"

Na passada quarta-feira, dia 8 de Março, realizou-se no auditório 2 do INP o Seminário “Como motivar a Criatividade”, tendo como convidado para esta palestra o vice-presidente da Ogilvy, o Dr. Edson Athayde. Nem mesmo o facto de ser dia de Benfica-Liverpool e dia da Mulher reduziu a afluência das pessoas a este seminário, encontrando-se entre os espectadores alunos, ex-alunos e alguns professores.

O seminário iniciou-se com uma breve apresentação do nosso professor Luís Rasquilha, introduzindo a audiência no contexto que se seguia. Alguns problemas técnicos, que não foram resolvidos, mas que não foram necessários, dada a interactividade que existiu sempre entre o criativo brasileiro e o público.

A palestra começou com uma breve história de todo o processo de criação de uma campanha publicitária, sempre realçando a importância da criatividade em todo este processo, utilizando um exemplo metafórico, que contagiou o público até ao final da apresentação. Depois, Edson Athayde fez referência a algumas campanhas criadas por si e pelas agências a que pertencia, relatando o desenrolar de todo o processo de criatividade até à elaboração do spot televisivo e posterior lançamento da campanha, contando todas as peripécias que foram acontecendo durante essas gravações. Galp, Rádio Comercial ou a campanha de Turismo em Portugal “Vá para fora cá dentro”, foram algumas das campanhas referenciadas. Todos estes exemplos tiveram um denominador comum: criatividade. Em todos estes exemplos, Edson Athayde realçou sempre a importância da criatividade na comunicação, como factor diferenciador e de recordação por parte do consumidor, e que, por vezes, uma ideia mais arriscada pode vir a resultar em sucesso… Mas nem sempre. Nestas histórias existiu sempre também o papel do cliente, o grande obstáculo para o criativo, mas mesmo com as limitações que eram sempre colocadas nas alturas mais impróprias, através da criatividade, é possível fazer boas campanhas, campanhas de sucesso. E Edson Athayde é o maior exemplo disso.

O seminário durou pouco mais de 1 hora. No final, foram feitas algumas perguntas pertinentes sobre a importância da criatividade e o que definia um criativo com potencial para ser trabalhado e melhorado ou aquele que simplesmente não tem talento e tenta sê-lo à força.

Creio que para todos os presentes foi uma excelente ajuda para quem pretende ser criativo na publicidade. Ajudou, não só a entender melhor todo o processo que envolve a criação de uma campanha, como também perceber as suas limitações, as tais “paredes” de que Edson Athayde falava. Esperam-se mais seminários destes no nosso INP.

Departamento de Enchimento de Chouriços,
Jiggy Black

6 Comments:

Enviar um comentário

<< Home