Edson Athayde no INP - "Como motivar a Criatividade"
Na passada quarta-feira, dia 8 de Março, realizou-se no auditório 2 do INP o Seminário “Como motivar a Criatividade”, tendo como convidado para esta palestra o vice-presidente da Ogilvy, o Dr. Edson Athayde. Nem mesmo o facto de ser dia de Benfica-Liverpool e dia da Mulher reduziu a afluência das pessoas a este seminário, encontrando-se entre os espectadores alunos, ex-alunos e alguns professores.
O seminário iniciou-se com uma breve apresentação do nosso professor Luís Rasquilha, introduzindo a audiência no contexto que se seguia. Alguns problemas técnicos, que não foram resolvidos, mas que não foram necessários, dada a interactividade que existiu sempre entre o criativo brasileiro e o público.
A palestra começou com uma breve história de todo o processo de criação de uma campanha publicitária, sempre realçando a importância da criatividade em todo este processo, utilizando um exemplo metafórico, que contagiou o público até ao final da apresentação. Depois, Edson Athayde fez referência a algumas campanhas criadas por si e pelas agências a que pertencia, relatando o desenrolar de todo o processo de criatividade até à elaboração do spot televisivo e posterior lançamento da campanha, contando todas as peripécias que foram acontecendo durante essas gravações. Galp, Rádio Comercial ou a campanha de Turismo em Portugal “Vá para fora cá dentro”, foram algumas das campanhas referenciadas. Todos estes exemplos tiveram um denominador comum: criatividade. Em todos estes exemplos, Edson Athayde realçou sempre a importância da criatividade na comunicação, como factor diferenciador e de recordação por parte do consumidor, e que, por vezes, uma ideia mais arriscada pode vir a resultar em sucesso… Mas nem sempre. Nestas histórias existiu sempre também o papel do cliente, o grande obstáculo para o criativo, mas mesmo com as limitações que eram sempre colocadas nas alturas mais impróprias, através da criatividade, é possível fazer boas campanhas, campanhas de sucesso. E Edson Athayde é o maior exemplo disso.
O seminário durou pouco mais de 1 hora. No final, foram feitas algumas perguntas pertinentes sobre a importância da criatividade e o que definia um criativo com potencial para ser trabalhado e melhorado ou aquele que simplesmente não tem talento e tenta sê-lo à força.
Creio que para todos os presentes foi uma excelente ajuda para quem pretende ser criativo na publicidade. Ajudou, não só a entender melhor todo o processo que envolve a criação de uma campanha, como também perceber as suas limitações, as tais “paredes” de que Edson Athayde falava. Esperam-se mais seminários destes no nosso INP.
Departamento de Enchimento de Chouriços,
Jiggy Black
O seminário iniciou-se com uma breve apresentação do nosso professor Luís Rasquilha, introduzindo a audiência no contexto que se seguia. Alguns problemas técnicos, que não foram resolvidos, mas que não foram necessários, dada a interactividade que existiu sempre entre o criativo brasileiro e o público.
A palestra começou com uma breve história de todo o processo de criação de uma campanha publicitária, sempre realçando a importância da criatividade em todo este processo, utilizando um exemplo metafórico, que contagiou o público até ao final da apresentação. Depois, Edson Athayde fez referência a algumas campanhas criadas por si e pelas agências a que pertencia, relatando o desenrolar de todo o processo de criatividade até à elaboração do spot televisivo e posterior lançamento da campanha, contando todas as peripécias que foram acontecendo durante essas gravações. Galp, Rádio Comercial ou a campanha de Turismo em Portugal “Vá para fora cá dentro”, foram algumas das campanhas referenciadas. Todos estes exemplos tiveram um denominador comum: criatividade. Em todos estes exemplos, Edson Athayde realçou sempre a importância da criatividade na comunicação, como factor diferenciador e de recordação por parte do consumidor, e que, por vezes, uma ideia mais arriscada pode vir a resultar em sucesso… Mas nem sempre. Nestas histórias existiu sempre também o papel do cliente, o grande obstáculo para o criativo, mas mesmo com as limitações que eram sempre colocadas nas alturas mais impróprias, através da criatividade, é possível fazer boas campanhas, campanhas de sucesso. E Edson Athayde é o maior exemplo disso.
O seminário durou pouco mais de 1 hora. No final, foram feitas algumas perguntas pertinentes sobre a importância da criatividade e o que definia um criativo com potencial para ser trabalhado e melhorado ou aquele que simplesmente não tem talento e tenta sê-lo à força.
Creio que para todos os presentes foi uma excelente ajuda para quem pretende ser criativo na publicidade. Ajudou, não só a entender melhor todo o processo que envolve a criação de uma campanha, como também perceber as suas limitações, as tais “paredes” de que Edson Athayde falava. Esperam-se mais seminários destes no nosso INP.
Departamento de Enchimento de Chouriços,
Jiggy Black
6 Comments:
At março 09, 2006 11:40 da tarde, Anónimo said…
esse ñ é akele brasileiro k teve um programa ah uns anos atrás no canal 1? é q se for ele... ñ lhe acho mta piada. mas se a ida dele a vossa univ. é algo de bom, meus parabens.
At março 10, 2006 10:50 da tarde, Anónimo said…
só é pena n haver mais sessoes cm estas na faculdade e se possivel a horas mais acessiveis
At março 11, 2006 2:42 da tarde, Anónimo said…
será q teve mão da AE a ida do edson?
At março 12, 2006 3:14 da tarde, Anónimo said…
poderia ser o caso, mas a presença de Edson Athayde no inp nada teve a ver com a AE. Uma coisa é certa, parece-me de extrema importância que pessoas como o edson venham ao nosso instituto. Abraço
Máximo (Presidente da AEinp)
At março 13, 2006 5:31 da tarde, Anónimo said…
esse man é louco.rrrrrrr.jon
At março 28, 2006 8:48 da tarde, LuisRasquilha said…
a AE não entrou nisto
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