Advertising LX

Advertising LX - Tudo o que uma mulher sempre quis.

quarta-feira, junho 08, 2005

Nike vs. Coca-Cola

Antes de mais, quero dizer que... Está calor.

São duas marcas conceituadas no mercado, têm uma quota de mercado gigantesca, um índice de reconhecimento espontâneo elevadíssimo, duas marcas top of mind. No entanto, têm campanhas opostas. É óbvio que são marcas diferentes, que vendem produtos diferentes... Mas a qualidade das campanhas podia ser semelhante.

A Nike lançou mais uma campanha muito boa, de um novo tipo de calçado desportivo, utilizando a imagem de figuras do desporto mundialmente conhecidas. Para quem ainda não o viu, o anúncio consiste na prática do desporto específico de cada atleta, onde é feito um realce aos pés do sujeito, que está a praticar a modalidade descalço/a. O spot acaba com uns quantos atletas quenianos a correr com os novos ténis da marca, eles que são conhecidos por correrem descalços. Mais um, entre muitos excelentes anúncios da Nike!

Já a Coca-Cola lançou uma nova campanha, por sinal... bastante fraquinha. Aparece um jovem espanhol, com a fala dobrada para português, em que faz um pequeno depoimento a um psicólogo sobre a influência da Coca-Cola na sua vida. Não me recordo em concreto das palavras exactas que o jovem utiliza, mas ele fala como se estivéssemos a falar de uma marca que nada tem a ver com bebidas. A associação do exemplo que é utilizado com a marca Coca-Cola é praticamente nula. O discurso do jovem rapaz faz lembrar um daqueles documentários que passam na Sic Notícias no programa “Toda a Verdade”, sobre crianças do Leste que foram abandonadas pelos pais. Não lembra a ninguém!
Caso ainda não tenham reparado e estejam interessados, aconselho a seguir com atenção ambas as campanhas... para o bem e para o mal.

Departamento de Enchimento de Chouriços,
Jiggy Black

3 Comments:

  • At junho 09, 2005 9:19 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    eheheheh a primeira a comentar...
    Ainda não vi nenhum dos anúncios, mas as marcas falam por si, como diz mrs.Rasquilha comunicam ja para 2020, por isso é que o da coca-cola como não deve ser para o nosso target nem para o nosso tempo classificaste como fraquinha..mas acredito que aquilo tenha um propósito, quiçá daqui a 20 anos já estaremos na guerra da água e beber uma cola vai ser a unica felicidade para satisfazer a sede...( n posso falar mt pk ainda n vi, mas pela explicação acho que é +- os comentários dos meninos d leste...naquela dos refugiados...LOL...boa escolha de tema...)
    Beijo nos advlx

    nana**

     
  • At junho 10, 2005 2:18 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    estes duas marcas são realmente top of mind, n ha kem n as conheça, logo têm de mostrar nas suas campanhas a sua grandeza...mas isso nem sp acontece, mas decerto k ppl da ADLX vai alterar essa situação. eheheheh ****

     
  • At junho 11, 2005 2:20 da tarde, Blogger Unknown said…

    Caros amigos, começa a ser um clássico mas discordo em absoluto de voces, acho a campanha da COCA-COLA MUITO BOA!!! É uma campanha inteligente, e gostava que me explicassem o comentário "mas ele fala como se estivéssemos a falar de uma marca que nada tem a ver com bebidas". Desde quando é que os anuncios de um produto tem de ter essse produto presente durante todo o anúncio? Aliás se há empresas que têm feito boas campanhas ao longo do tempo é em duvida a Coca-Cola, e os resultados provam-no. Abraço[]

     

Enviar um comentário

<< Home