Advertising LX

Advertising LX - Tudo o que uma mulher sempre quis.

quarta-feira, setembro 17, 2008

Benfica TV e o futuro da TV

Depois de a PT ter apostado forte na criação de um serviço que fosse capaz de combater o domínio da TV Cabo em Portugal, através da criação do Meo, a aposta da empresa liderada por Zeinal Bava parece ter conquistado um cliente que poderá, a médio/longo prazo, tornar-se um verdadeiro trunfo na programação da Meo. Falo do Benfica TV. Por mais que isso me custe.

Mais seis milhões, menos seis milhões, é indiscutível que o Benfica é o clube com maior número de adeptos em Portugal e, segundo o Guiness, o clube com maior número de sócios no mundo. À procura de criar novas formas de encaixe financeiro, além da angariação de sócios de forma desmedida e alarve, a direcção encarnada decidiu apostar num modelo de fidelização com os seus simpatizantes que é utilizado um pouco por toda a Europa, sobretudo nos grandes clubes. Após vários anos de negociações, o Benfica finalmente encontrou um parceiro para dar visibilidade ao projecto Benfica TV, e o parceiro foi o Meo.

Pois bem. A parceria parece começar já a dar frutos. Assinando um contrato de exclusividade com a PT, através do Meo, o Benfica TV fará a sua estreia com a transmissão do Nápoles-Benfica, para a Taça UEFA, já amanhã. O motivo pelo qual escrevo não é sobre a primeira transmissão, mas sim o que poderá ser o futuro das estações televisivas, sabendo que os jogos de futebol, embora sejam conteúdos televisivos caros, acabam por corresponder a elevados níveis de audiência.

Será que, no futuro, a transmissão de jogos de futebol nos canais públicos ou existência de canais como a Sport TV fará sentido? Os contratos com a Olivedesportos, empresa detentora dos direitos televisivos dos jogos de futebol, assinados com os respectivos clubes, terá, certamente, um fim. E depois de terminarem os contratos? Onde vão os portugueses ver os jogos dos seus clubes, se não for no canal televisivo do próprio clube? Suponhamos. Sou adepto do Penamacorense, e quero ver a minha equipa jogar as meias-finais da Liga dos Campeões contra o Real Madrid. Tenho de aderir ao Penamacorense TV? Não há outra maneira? E se o meu Penamacorense não tiver um canal próprio (coisa impensável daqui a uns anos...) ? Tenho de ir ao Santiago Bernabéu?

Falo por mim. Se o Sporting criar o Sporting TV e passar, aí, a transmitir em exclusivo os jogos do campeonato português e das competições europeias onde participa, vou continuar, por exemplo, a ter Sport TV? Vou. Mas só porque gosto de desporto, além do fanatismo pelo Sporting. Mas... e os outros milhões, que só gostam do seu clube e não vêm outra coisa senão o seu clube?

PS - Um post a falar sobre futebol a seguir a outro sobre cervejas não passa de pura coincidência. Não tem nada a ver com o facto de sermos homens, gostarmos de cerveja e de futebol (às vezes até as duas coisas ao mesmo tempo). Muito menos com o facto de sermos portugueses. Nem pensar nisso!

Departamento de Enchimento de Chouriços,
Jiggy Black

3 Comments:

  • At setembro 21, 2008 1:51 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    mas tá tudo louco,n dou nem + 1cent para ver o slb,qq dia é tudo em pay per view.jon

     
  • At outubro 07, 2008 10:59 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Para quem não sabe, o canal do slb ñ custa NADA, apenas tem de se aderir ao serviço MEO.
    Algo que ajuda a acabar com o monopolio da Zon (q sempre tiveram um péssimo serviço e mesmo com concorrência directa continuam a ter)
    Certo é que a PT, com esta jogada fantástica, alcançou antes do previsto os seus objectivos no mercado.
    Se passarem em frente ao Forum Picoas, podem constatar pela empena que se encontra na parte frontal do edificio:
    "Ainda agora aterrámos e já somos 200 mil Meo´s"
    Ora nem mais... 200 mil and counting

     
  • At janeiro 13, 2009 5:38 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Eu tenho "ainda" tenho zon :( e por enquanto vou vendo na net http://tvacores.co.cc/benfica_tv_no_ar.htm
    ...

     

Enviar um comentário

<< Home