Advertising LX

Advertising LX - Tudo o que uma mulher sempre quis.

quinta-feira, setembro 21, 2006

Plágio - Campanha M.A.I.

Voltando um pouco atrás no tempo, trago aqui ao blog a questão da campanha do Ministério da Administração Interna apoiada pela Galp.
A polémica apareceu de todos os lados. A frase “Todos os anos a velocidade nas estradas vitima um avião cheio de crianças. Este ano ajude-nos a evitar uma tragédia. Reduza a velocidade” deixou os profissionais ligados ao mundo da aviação, chocados e a dizer que o anúncio feria o seu profissionalismo.
As vozes de alguns cidadãos também se insurgiram contra a campanha, pelo demasiado choque que esta provoca junto da população. O M.A.I. defende-se dizendo que o objectivo é mesmo esse.
A responsável da campanha foi a BBDO e o seu custo foi dividido entre o M.A.I. com 1 milhão de euros, e a Galp Energia, com uma comparticipação de 500 mil euros.
Agora a polémica: uma campanha contra a malária foi realizada em Inglaterra durante Dezembro 2005, que tinha como assinatura o seguinte: "Imagine like filling seven Boeing 747s with children and crashing them into the ground every day", e onde as imagens da campanha eram em tudo semelhantes a nossa. As crianças a entrar no avião algo sorridentes… A BBDO diz que a ideia é completamente original.
Eu acho que era a coincidência do século, e custa-me a compreender como é que um gigante como é a BBDO se sujeite a este tipo de problemas.
Para a vossa verificação deixo-vos o link da campanha inglesa, assim como o da campanha nacional.
http://www.worldswimformalaria.com/en/downloads_videos.aspx
http://www.youtube.com/results?search_query=campanha+mae
Bem, a minha opinião é que ambas as campanhas estão boas mas o 1º prémio é para o original claro.

Melhores cumprimentos,
XôDirector

3 Comments:

Enviar um comentário

<< Home