Advertising LX

Advertising LX - Tudo o que uma mulher sempre quis.

quinta-feira, setembro 01, 2005

O Continente está YO!

Tal como ilustra o título, este meu post relaciona-se com a nova campanha do hipermercado Continente, que resolveu usar uns miúdos todos “cheios de onda a mandar pausa” com os produtos do Continente.
É certo e sabido que chega a esta altura do ano e os hipermercados lançam as campanhas de “regresso as aulas”, com os cadernos da moda, o estojo maravilha e mochila de marca, como tudo isto fosse importantíssimo para o sucesso escolar.
Porém, o giro aqui é o Continente estar a usar a cultura Hip Hop, através do RAP e do Break Dance, para o “regresso as aulas”. Para quem não teve oportunidade de ver o anúncio televisivo, trata-se de um miúdo todo “grifado” e fazer umas rimas enquanto entra na escola. A marca pretende passar a mensagem que com os produtos Continente também irás marcar aquela “presença”, ou “aquela pausa” na tua escola.
Para mim, isto é apenas um pequeno grão de areia de uma tentativa de tornar o Hip Hop cada vez mais comercial, o que vamos encontrar a seguir? Cadernos com as rimas do Boss AC? Mochilas com a cara do 50Cent? Então agora este movimento já não é oriundo de delinquentes e marginais que não andam na escola? Então será que estamos a falar do mesmo target?
Claro que não, porque agora o Hip Hop está na moda, já faz parte da banda sonora de telenovelas e é giro dizer “yo” e “boy” no meio das frases. Fazendo as palavras do maior M.C./Produtor nacional as minhas palavras: “As pitinhas já não querem saber dos Anjos, querem é Eminem’s”.
Á guisa de conclusão, apenas pretendi aqui frisar como hoje em dia é fácil se aproveitar de uma cultura para fazer dinheiro, e enquanto os putos de agora acharem “piada” ao Hip Hop, as grandes empresas vão usa-lo para lucrar.

Departamento de Paneleirices
Mitra

5 Comments:

  • At setembro 02, 2005 12:19 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    acho que a cultura hip-hop, mas sobretudo o rap, perdeu a sua essência, por variadissimas razões. quem conhece as raízes do hip-hop estranha (como tu estranhaste) que esta cultura possa ser associada ao regresso às aulas. a indústria da publicidade é chata e muitas vezes estúpida. mas obviamente que também tem o seu fascínio :)

     
  • At setembro 04, 2005 1:51 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Plo k me lembro, dos anuncios de regresso as aulas, este é akele k as pessoas mais se recordam, talvez pela "agitação" k ele tem. hj no meu cabeleireiro tava uma revista do 24horas com um artigo do Rui Unas a falar sobre este anuncio k mexe com a cultura hip hop... vai lá dar uma vista de olhos Mitra ;)

    Bjo*********
    Paula

     
  • At setembro 04, 2005 10:17 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    o ppl yo já chegou a publicidade, onde é k isto vai parar...

     
  • At setembro 07, 2005 2:13 da tarde, Blogger Unknown said…

    Viva a estupidez!

     
  • At setembro 10, 2005 1:52 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    acho muito sinceramente que tudo o que dá dinheiro, tudo o que vende é que é moda! se utilizam um género de música para publicidade, o maior interesse é alcançar o maior número de vendas possível. infelizmente as mensagens que deveriam passar para os nossos 'putos' deixam de ser totalmente importantes, sendo só uma chamada de atenção tipo: compra aqui e vais ter um sucesso do caraças na escola!!
    enfim, a sorte é que ainda se safam alguns, como o 'menino cristiano ronaldo'... esse sim, está lá!

    beijocas
    clau_bento

     

Enviar um comentário

<< Home