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sábado, janeiro 07, 2006

O Hino da PT


Luís Rozendo, Director Executivo da Associação Portuguesa das Empresas de Publicidade, diz que “a PT só por si, já é um símbolo nacional” in Antena Aberta, fórum Antena 1… Aqui nem estou muito de acordo.
A legislação permite que se use símbolos nacionais desde que não seja de uma forma depreciativa (art.7º - do Código de Publicidade) e a DECO confirma esta situação.
Ainda assim, temos a polémica pela utilização da Portugal Telecom do hino, ou melhor de uma versão de parte do hino. Legalmente nada poderá ser apontado e a PT defende-se dizendo que nem sequer publicita um produto ou serviço, apostando apenas num tipo de publicidade institucional.
A PT já levou bem alto o nome de Portugal, sendo ela responsável pela invenção dos cartões de telemóveis recarregáveis e sendo Portugal o 4º país do mundo a ter uma cobertura de banda larga quase a nível nacional e além disso a PT é responsável por 4% do PIB.
Ok… Tudo muito bem. Para mim, e visto que ao que parece o anúncio não usa de forma depreciativa o nosso Hino, está tudo correcto. Não me parece que a PT se esteja a apropriar do hino de uma forma maliciosa e muito menos desrespeitando a sua concorrência (apesar de o fazer de outras formas, mas não é isso que se encontra em causa).
Eu por mim não vejo a razão da polémica, as bandeiras também foram usadas em todo o lado durante o Euro 2004 e aí por vezes de uma forma menos digna.
O que fica mal é aquele lenço com a bandeira no encosto da cabeça do carro, isso sim está mal. Mal, é muita gente não saber reproduzir a letra do nosso hino. O efeito publicitário foi conseguido: toda a gente fala disto!

Melhores cumprimentos,
O XôDirector

8 Comments:

  • At janeiro 08, 2006 12:55 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    concordo c o k foi dito ápesar de aceitar as criticas...bjs e abrços!

     
  • At janeiro 08, 2006 3:07 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    eu n encontro kkl tipo de problema, visto k o uso do HINO n foi feito de "má fé!"... [[[]]]

     
  • At janeiro 08, 2006 8:59 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    sim, sim até está engraçado... mas para o custo total (3,8 milhões de euros, fonte Expresso), não vale o esforço...

     
  • At janeiro 08, 2006 10:15 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    ñ vale o esforço?
    Se uma empresa k investe 3.8 Milhoes ñ sabe k vai ter retorno... so k esses numeros nunca vao chegar ao grande publico.

     
  • At janeiro 08, 2006 10:25 da tarde, Blogger Unknown said…

    Discordo. Um símbolo nacional não é propriedade de nenhuma marca, os clientes da PT não são mais portugueses que os da novis da ONI ou de qualquer outra empresa. Se é verdade que a PT é uma das maiores empresas portuguesas também é verdade que tem tido sempre a protecção do estado e que o mercado não funciona de forma justa.
    Independentemente disto a utilização do hino num anuncio será sempre uma apropriação indevida de um simulo nacional. E nem as bandeiras do Euro servem de desculpa. A Selecção nacional representa o nosso país numa modalidade desportiva, e a FPF é uma instituição de utilidade pública.
    O facto de toda a gente falar de um assunto não o torna legitimo...
    A PT até pode não violar nenhuma lei, mas não fica bem a uma empresa que quer estar entre os portugueses usar um símbolo nacional com fins lucrativos.

     
  • At janeiro 09, 2006 2:49 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Até me arrepio só de ouvir a música no anúncio.Muito bom. Quanto ao resto estou-me nas tintas. Jon

     
  • At janeiro 09, 2006 3:28 da tarde, Blogger Unknown said…

    Para todos aqueles que se emocionam a ver o hino nacional no anuncio da PT, sugiro que leiam algo sobre os simbolos nacionais:

    "O Hino Nacional é executado em cerimónias civis e militares onde se presta homenagem a Portugal, à Bandeira Nacional, ao Presidente da República, ou quando se dá a saudação a um alto dignatário estrangeiro de visita a Portugal, depois de tocado o hino do seu país. Conforme a ocasião em que é tocado ou cantado, há ligeiras versões do mesmo, desde que não se infringia as disposições apresentadas no Diário do Governo, 2ª série, n.º 206, de 4 de Setembro de 1957.

    Também se ouve em cerimónias desportivas como nos Jogos Olímpicos, e outros jogos internacionais em que participam atletas portugueses."

     
  • At janeiro 09, 2006 9:24 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    O efeito publicitário foi conseguido: toda a gente fala disto!


    pois eu apenas digo: nã nã nim nã naum. desculpe lá, mas quem escreveu este post não devia ter posto esta frase. O efeito publicitário não deveria ser esse. Até porque eles nem tavam à espera desta polémica toda. Maior parte das pessoas nem se aperceberam que poderia ser polémico.

    nada mais a dizer.

    Ass:

    anónimo

     

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