Advertising LX

Advertising LX - Tudo o que uma mulher sempre quis.

terça-feira, julho 29, 2008

O regresso do Quitoso


Não é uma novidade, mas não é por isso que perde importância: o Quitoso está de volta ao mercado!

Ter piolhos era das piores coisas que nos podia acontecer, enquanto crianças. Ter piolhos significava duas coisas: não poder ir à escola nem estar com os amigos; lavar o cabelo com Quitoso ou cortá-lo, para nos livrarmos dos parasitas do coro capilar.
Pois bem. depois de ter sido retirado do mercado farmacêutico - foi descoberta, na composição de alguns produtos desparasitantes, a presença de componentes cancerígenos - o Quitoso já se encontra à venda nas farmácias mais perto de cada um de nós. Com mais de 40 anos de existência no mercado português e com uma nova fórmula, criada pelos laboratórios Angelini, o mítico extreminador de piolhos regressa aos pontos-de-venda e à publicidade pelas mãos da Ogilvy, com a campanha "Quitoso. Com os piolhos não se brinca".

"E recordar é viver..."

Departamento de Enchimento de Chouriços,
Jiggy Black

quarta-feira, julho 23, 2008

Publicidade no Cabo

A realidade da televisão por cabo está cada vez mais presente nas casas dos portugueses. Recordo-me que, quando apareceu a SIC, muitos consideravamos que três canais já eram uma excelente escolha. Porém, hoje tenho quase 100 canais e, por vezes, são poucos.

Mas o que me leva a escrever hoje, é a evolução da publicidade dentro dos canais de cabo. Inicialmente, tínhamos muito pouca publicidade. No entanto, os canais eram bem diferentes dos de hoje. Agoa, além dos canais temáticos da SIC e RTP, muitas das outras opções são construídas (no sentido da legendagem ou dobragem serem na nossa língua) para o mercado nacional, e algumas empresas verificaram aqui uma excelente opção para comunicar de forma eficaz junto do seu público-alvo. Desta forma, vemos no Fox, no AXN, na SIC Noticias, na MTV ou na Sport TV, anúncios que são substancialmente mais baratos (mas que acabam por atingir também menos população no geral) do que nos generalistas.

Será esta uma boa opção?

Melhores cumprimentos,
O XôDiretor

quinta-feira, julho 17, 2008

Breves fresquinhas

Aqui deixo umas "breves", que o calor não convida a muitas palavras.

TMN
Voltam a aparecer os Reis magos, agora já bem longe da sua época. Até onde vão estes Reis, que já chegaram à praia, sempre no mesmo registo? Apesar de mais uma aposta em Gaspar, Belchior e Baltazar (promoção de Natal e Páscoa), a TMN investe menos nesta campanha, que faz com que a sua notoriedade seja inferior aos anúncios anteriores. O facto de os Reis magos não terem rigorosamente nada a ver com o Verão se calhar também ajuda. Penso eu.


Vodafone
Roaming, fazendo paródia à música de Jammin', de Bob Marley, está muito boa. Simples a comunicar, com um tom divertido e com mensagens adequadas ao Verão, recorrendo às boas vibrações tropicais do "reggae", algo muito básico em época de férias lá por fora. E por cá também começa a ser.


Campanha institucional contra a SIDA
Pepe Rapazote dá a cara ao anjo que “não tem sexo”. Pois é, mais vale previnir. E, mais uma vez, a mensagem transmitida é clara. E não podia chegar em melhor altura, pois todos sabemos que no Verão é que elas mordem. E eles também.

Melhores cumprimentos,
O XôDiretor

sexta-feira, julho 04, 2008

Lançar uma artista,

O novo anúncio da Super Bock, está bem conseguido. Se perguntarem a algumas pessoas esta será a resposta: “a música é muito boa” (o resto até quase que passa despercebido).

A música quase que “abafa” a marca. O facto é, que a música pertence a uma jovem americana chamada Brandi Carlile, que lançou o seu segundo albúm nos EUA em Abril de 2007 (já fez mais de um ano) e só agora e com a música The Story, homónima do disco, vê ser lançado (23 Junho) no nosso país esta obra de arte. A música é lider à quase 1 mês dos downloads do I Tunes.

Assim, os portugueses tiveram direito a descobrir uma artista que dificilmente cá chegaria, não fosse a nossa querida publicidade.
Recordando um caso a uma maior escala, os Dandy Warhols, foram lançados pela Vodafone, e foi tão somente no mundo inteiro.

Em minha opinião a música The Story é impressionante!




Melhores cumprimentos,
O XôDiretor