Advertising LX

Advertising LX - Tudo o que uma mulher sempre quis.

quinta-feira, agosto 09, 2007

Ao vivo é outra coisa

Bom dia, boa tarde ou boa noite. Nos últimos dias, li por todos os jornais que o Sporting ia inovar a forma de comunicar com os seus adeptos, aproveitando esse facto para divulgar a nova campanha da venda de Gameboxes para a época 07/08, com o título "Ao vivo é outra coisa". Por curiosidade, decidi ir ao site oficial do clube, e desde logo apareceu-me um link para o novo vídeo promocional do Sporting. Simples: introduzir o primeiro e último nome e o número de telefone, com a garantia de que não serão utilizados para interesses alheios. Tudo bem, 'bora lá ver então a cena.

O vídeo desenrola-se no interior do balneário do Sporting, com todos os jogadores apreensivos por faltar um elemento, o 12º jogador. Aqui, Paulinho Gama, o mítico roupeiro do Sporting, é um dos protagonistas principais, é ele quem avisa o mister Paulo Bento da falta de um jogador, o adepto. Há um plano da convocatória para o jogo e aparece o meu nome na imagem. "Que giro!", pensei eu. A seguir o telefone toca, e eu "Já? A estas horas da manhã?", atendi e era o Paulo Bento. Já não me lembro do que ele disse porque comecei-me a rir, porque eu atendi o telefone e dizia "Tou? Tou?!", a pensar que seria mesmo alguém que queria falar comigo, e depois apercebi-me que fazia parte da campanha. O telefonema acontece em tempo real, o que torna a experiência ainda mais interactiva. O Paulo desliga a dizer para eu ir rápido que eles estavam à minha espera, e eu disse "Epá, 'pera aí". O filme acaba com o capitão João Moutinho a fazer o grito de guerra habitual das equipas antes de subirem para os relvados.

Segundo os responsáveis do Sporting, foi realçada na campanha a inovação "em termos de comunicação, onde foram procuradas ferramentas diferentes e uma maior aposta na internet. Trata-se de um anúncio diferente daquele que tem sido transmitido na televisão, ou seja, numa vertente menos emocional. Neste anúncio a grande inovação tem a ver com o facto de que o vídeo interage com a pessoa que está a visioná-lo. A pessoa regista-se no site www.sporting.pt e maravilha-se com o que vai acontecer". Mesmo. O Sporting estima que até ao final do mês Paulo Bento faça mais de 150mil chamadas. A direcção criativa é da Draft FCB e a Garage produziu o filme interactivo.

Departamento de Enchimento de Chouriços,
Jiggy Black