Advertising LX

Advertising LX - Tudo o que uma mulher sempre quis.

quinta-feira, outubro 26, 2006

Qué sê um dos meus?

Tal como ilustra a imagem, tal como ilustra o título, sim é isso, mais um post, mais um post sobre instituições bancárias. A malta não tem culpa, mas como referiu o Jiggy no post anterior o mercado está ao rubro, os bancos parecem loucos a lançar campanhas novas e estão a apostar forte em personalidades da nossa sociedade.
Foi uma luta difícil e bem disputada, mas a Caixa Geral Depósitos levou a melhor e garantiu o “passe” de Luiz Felipe Scolari até 2008. Muito se falou do BES, que também esteve perto de garantir o brasileiro no seu “dream team”, constituído pelos três grandes do nosso futebol e pela F.P.F., assim como uma renovação de contrato com BPN, com qual vinha trabalhando, mas a surpresa foi hoje revelada – “Felipão agora é Caixa!”
A campanha iniciou-se com um teaser (onde é que já vi isto?) com Scolari a perguntar aos portugueses se “queriam ser um dos dele”, o que levou a ao surgimento de dúvidas sobre ao que se referia o nosso seleccionador. Podemos então revelar que se trata de uma nova aposta da CGD, em criar uma comunidade de clientes que poderão usufruir de condições vantajosas, falamos da Caixa Fã!
Felipão vai assim tentar jogar com o lado emocional dos clientes Caixa, sendo então o primeiro “” apresentado pela instituição bancária pertencente a comunidade que irá ter um site só para esta temática. Tudo indica que a campanha estará “à vista de todos” no próximo sábado, onde serão revelados os seus pormenores.
À guisa de conclusão, tenho que fazer este pequeno reparo… já não bastava a rivalidade dentro dos relvados entre Luiz Felipe Scolari e José Mourinho, agora está estende-se à publicidade.

Departamento de Paneleirices
Mitra

sexta-feira, outubro 20, 2006

Nova identidade do Montepio

No passado dia 13 de Outubro, após o lançamento de alguns “teasers” a passar na televisão na semana que antecedeu essa data, o Montepio alterou a sua imagem ao fim de 23 anos. Foram muitas a alterações que o Montepio sofreu nestes 23 anos, e por isso, era de extrema importância a mudança da identidade do banco. Para isso, em Fevereiro um concurso de design para a escolha do parceiro que desenvolveria a nova identidade e layout dos balcões Montepio, e posteriormente outro concurso para comunicação institucional e planeamento estratégico de comunicação, ambos os concursos ganhos pela Euro RSCG.
O investimento realizado pelo Montepio nesta nova campanha não foi divulgado, mas revela uma atenção por parte do banco, que era necessário mudar a sua identidade, criar novos valores e actualizar-se no mercado, no sentido de aumentar a sua quota de mercado actual. Não esquecer que, ao contrário dos restantes bancos, o Montepio “tem no seu ADN uma característica que o diferencia, que é o mutualismo, os donos do banco são os associados”, como afirma a direcção do banco. Nesse sentido, toda a comunicação agora criada assenta nesses mesmos pressupostos, reforçando esse mesmo elemento de diferenciação com os teasers “Preconceito”, referindo sempre que se trataria do dono de um banco e as suas características, ou como slogan da campanha “Valores que crescem consigo”. Depois das mais recentes campanhas do BCP Millenium com Bruno Nogueira, o já conhecido anúncio do BPI com José Mourinho e das campanhas do BES, agora é a vez do Montepio apostar forte na comunicação e na divulgação da identidade do grupo, desta vez sem ajuda de famosos.

Departamento de Enchimento de Chouriços,
Jiggy Black

sábado, outubro 14, 2006

Esta cor lembra-me...

Como é sabido as cores de uma marca são por vezes referências, que ficam associadas a essa mesma marca. Ao ver o recente anúncio da Galp, sim aquele dos balões com uma música muito gira, deparei-me com diversos amigos confusos: “sim, o anúncio da Optimus...”, ao que não correspondia a verdade. Houve até quem tivesse pensado ser do BPI.
Mas não, os balões cor de laranja são da Galp, e da campanha de Oferta Pública de Venda. A confusão criada deve-se à forte aposta que a Optimus fez na referência à cor laranja.
Agora eu pergunto: qual a marca que vos faz lembrar o vermelho? Certamente muitos terão pensado Coca-Cola outros terão ido para a Vodafone.
O verde esperança? Banco Espírito Santo, que até fez uma campanha baseada neste tema da cor. Poderíamos continuar pelas diversas cores, e chegávamos à conclusão que a personalidade de cada marca, também se pode ver através da cor.
Por fim, deve sentir-me um pouco estranho porque gosto de uma cor pouco adorada que é o... branco!

P.S. – A ter em atenção o novo anúncio da Vodafone com o produto Vodafone Casa, que deve ser idêntico ao Optimus, assim como a ter também em atenção a sequência de anúncios da PT, com os nossos conhecidos Gatos Fedorentos.

Melhores cumprimentos
XôDirector

sexta-feira, outubro 06, 2006

Campino que bebe Beirão

A nossa imagem ilustra isso mesmo, o desbocado Campino Fernando, que salva tudo e todos, surge agora no mundo dos “reclames”. Estamos, lá está, a falar da nova campanha de Licor Beirão, que se apresenta como “O licor de Portugal”.
A campanha, mostra-nos uma nova cara, o “Fedorento Zé Diogo Quintela” a interpretar uma personagem dos famosos sketches nacionais, que vai tentar fazer esquecer o grande Manuel João Vieira, que andou de lés a lés por esse Portugal fora a perguntar “Então, o que é que se bebe aqui?”.
Zé Diogo terá tarefa difícil, pois é um facto que não se apresenta no seu melhor, pois a mensagem a passar é conseguida, que se trata da primeira bebida da noite, mas a tentativa da graçola é fracassada. As piadas forçadas acabam por enfraquecer o anúncio, podendo mesmo dizer que saiu o tiro pela culatra à marca.
À guisa de conclusão, diz quem viu que as filmagens foram um fartote de rir, sendo estas produzidas pelo Tiago Guedes, famoso realizador nacional, irmão do pivô da Sic Rodrigo Guedes de Carvalho, que muito trabalho teve ao longo de um dia inteiro, devido animação em estúdio provocada pelo “Gato Zé”.

Departamento de Paneleirices
Mitra

segunda-feira, outubro 02, 2006

A Boa Onda da Rádio

Esta semana, a Rádio Renascença apresentou o novo posicionamento. Direccionado para um target mais jovem, entre os 34 e os 55 anos, a emissora católica aposta forte nos mais variados estilos musicais, procurando atingir todas as faixas etárias. O site da Renascença foi renovado, apresentando uma nova imagem e grafismo, procurando criar ligações cada vez mais fortes entre o desenvolvimento das técnicas de comunicação e os ouvintes.

Mas mais curioso é, certamente, a criação de um mupi interactivo pela Espaço OMD que permite aos transeuntes ouvir rádio em directo durante três minutos. Estes mupis vão estar nas ruas de Lisboa e Porto a partir de dia 4 de Outubro e estarão visíveis até dia 17.

Na minha opinião, é cada vez mais importante a utilização dos outdoors como meio de comunicação, e é de louvar este novo posicionamento da Renascença, não só por ser uma rádio de referência para muitas pessoas, mas acima de tudo pela originalidade e arrojo que apresenta esta nova campanha. A necessidade de inovar é cada vez maior, mas torna-se difícil criar algo que seja relevante para o mercado, mas que ao mesmo tempo capte a atenção dos consumidores. E este é um claro exemplo de que a rádio não está esquecida no nosso país.

Renascença, A Boa Onda da Rádio” é o claim desta campanha que tem criatividade da Ogilvy.

Departamento de Enchimento de Chouriços,
Jiggy Black