Advertising LX

Advertising LX - Tudo o que uma mulher sempre quis.

quinta-feira, abril 27, 2006

Rivalidades Coca-Cola

Mais uma vez o mundial de futebol tem um movimento publicitário associado, forte e que faz mover milhões.
A Coca-Cola lançou a 13 de Abril a campanha Rivalidades, que divulga a associação desta marca ao evento. A promoção vai levar 160 adeptos ao Mundial e ainda tem 51000 bolas de futebol para oferecer.
O spot publicitário está muito divertido, e faz esquecer todas as rivalidades existentes em prol da união em torno da nossa selecção. Podemos ver sob a forma de animação um cacto que abraça um balão, o cozinheiro e o frango antes de chegar à panela, e aquela que mais me divertiu foi a situação do senhor que se levanta da cama, ao lado da sua mulher, e se abraça ao amante da dita senhor que sai efusivamente do armário aquando do golo de Portugal. Esta campanha termina a 31 de Maio e vem acompanhada da promoção na própria garrafa.
Simultaneamente a Coca-Cola utiliza a campanha dos “Aplausos” em que se aplaude aqueles ousaram fazer algo que habitualmente é difícil fazer (“aplausos para aquele que andou com um ramo de flores pelas ruas”, “aplausos para aquele que deixou o emprego e montou um bar na praia”).
São duas campanhas que mais uma vez comunicam no campo emocional e tentam criar laços de afectividade com os consumidores.

Melhores cumprimentos,
O XôDirector

segunda-feira, abril 24, 2006

Morangos Depilados

É mais um dia, o sol já brilha, a urbe acorda. Depois do sempre lamentável trágico acidente do qual faleceu o actor Francisco Adam, a novela da TVI “Morangos com Açúcar” volta a estar na baila, mas desta vez está tudo bem vivo.

Surgiu a notícia que a Veet lançou na passada semana a sua nova campanha publicitária destinada a promover o uso de produtos como o Veet Cera Fria e o Veet Creme de Duche, tendo como principal alvo as raparigas adolescentes, que cedo iniciaram a arte que veio salvar a vida de muitos jovens: fazer a depilação. Para dar seguimento à campanha, os responsáveis da Veet em Portugal decidiram associar a marca à novela "Morangos com Açúcar". Joana Duarte (Matilde) e Mariana Monteiro (Bia), desempenham o papel de irmãs cúmplices na novela, que partilham todos os segredos e mais alguns. A irmã mais velha, Joana Duarte, vai revelar à mais nova o segredo sobre o primeiro Veet que usou. E aqui surge o grande problema. Muitos dos homens que lêm este post e vêm nem que seja uma vez por mês a novela estarão a pensar: “Primeiro Veet?! Então mas a Matilde antes não se depilava? Ca granda nojo…”

Mas creio que mais importante do que isso, serão realmente as imagens que todos nós homens esperamos ver, quando as duas irmãs fizerem o acto da depilação. Não pelo facto de podermos ver os membros inferiores destas belas actrizes ao léu, até porque nem acho a actriz que faz de Bia especialmente atraente, quem me conhece sabe disso. É importante, sim, pela chamada de atenção às adolescentes da cada vez maior importância de um produto como o Veet, principalmente quando se avizinha o tão desejado Verão, onde tudo anda mais descoberto.
É extremamente bem observado do ponto de vista do Marketing a associação da marca Veet à novela "Morangos com Açúcar", uma novela que cada vez vem tendo maior aceitação e maior audiência junto dos jovens, entre as mais variadas idades. E nós homens agradecemos todos os dias à Veet.
Como o meu colega Mitra disse e bem num post escrito em Julho do ano passado… “Abençoada Veet!

Departamento de Enchimento de Chouriços,
Jiggy Black

quinta-feira, abril 20, 2006

“Ganhe como nós”

Tal como ilustra o título, estamos a falar da nova campanha do Banco BPI, que arrancou no passado dia 18 de Abril em larga escala e comunica as Soluções Investimento BPI.
A campanha tem como headline “Ganhe como nós e tem como protagonistas Ana Padrão, António Tenente, David Fonseca, Diana Pereira, Naide Gomes, Rodrigo Menezes, São José Lapa, Soraia Chaves e Virgílio Castelo.
Esta campanha tem como principal mensagem promover os bons resultados mais uma vez obtidos pelas Soluções de Investimento BPI e reforçar o posicionamento do BPI na área de gestão de activos. Os mass media utilizados são a Televisão, Press, Rádio e Mupi’s, havendo ainda acções de Merchandising e Direct Mail.
Um factor a realçar é o facto de todos os protagonistas terem um casaco escuro e comprido, fazem alusão ao já conhecido “sobretudo à Mourinho”, cara da campanha de Investimentos anterior.
Assim, os clientes e não clientes do banco poderão optar entre os 9 produtos de investimento… visto que também são 9 as figuras públicas a dar a cara pela campanha, eu cá opto pela Soraia Chaves, pois para mim terá uma maior rentabilidade do que qualquer um dos outros.
À guisa de conclusão, as instituições bancárias voltam a apostar forte na comunicação dos seus produtos, jogando com factores emocionais para fidelizar os seus clientes e conquistar novos… eu pelo menos fiquei emocionado ao ver a Soraia Chaves e a Diana Pereira.

Departamento de Paneleirices
Mitra

domingo, abril 16, 2006

1 Ano de Advlx.blogspot

Caríssimos amigos e leitores:

É um facto, a Advertising Lx celebra o seu 1º aniversário em formato blog. Um ano e podemos dizer que já bebemos muitos copos (“Você Decidra”; “Mais uma marca convocada”), andámos de transportes públicos (“Ceder ou não o lugar”; ”Vir em pé é que não”), exploramos temas do dia-a-dia (“O nhecos do ausente no Messenger”; “Na cabana com...”), falamos sobre técnicas publicitárias (“Publicidade nas novelas”; “Slogans, Claims, Assinaturas... Tudo são Frases Marcantes!”), recordámos a publicidade na nossa infância (“Nostalgia Publicitária – Um Bongo”) e até de algumas campanhas que analisámos mais a fundo (“Furacão Katrin”; ”O Hino da PT”). No fundo, fizemos deste blog um espaço de lazer, associando o prazer com o profissionalismo.
Agradecemos a todos os que nos têm visitado com alguma regularidade, pois graças a esses ultrapassámos a barreira das 5 mil visitas, agradecemos mais ainda aqueles que nos vão enriquecendo o blog com os vossos comentários e, principalmente, aqueles que nos adoram.
Esperamos continuar a contribuir com alguma coisa neste mundo, quanto mais não seja pela atitude jovem e criatividade que emprestamos a toda uma comunidade blogueira, como também a separação do lixo.
Dos quatro elementos iniciais, já repararam que só três escrevem regularmente, e isto deve-se ao facto de nas 18 horas de trabalho diárias, o Estagiário não dispor de tempo para escrever qualquer post. Ele está ao cuidado da lavagem do escritório, de passear o Tommy, faz de moço dos recados dos outros três, faz o almoço, lava a loiça, faz de engomadeira, e, acima de tudo, tira os melhores cafés do mundo…
Entretanto, adquirimos o passe de mais dois elementos, o primeiro no início da época e o mais recente, o segundo elemento feminino na nossa agência, na reabertura do mercado, que a seu tempo se irão dar a conhecer a todos vós.
Agora vamos abrir o champanhe, que por sinal é Moët & Chandon, gentileza do XôDirector, festejar e continuar atentos ao mundo que está à nossa volta.

A equipa da Advertising Lx

quinta-feira, abril 13, 2006

Coca-Cola Light Limão

A Coca-Cola lançou recentemente em Portugal uma edição limitada de Coca-Cola Light Limão, que já está no mercado em alguns países europeus. A data escolhida para o lançamento desta nova bebida coincide com o início do verão, apostando na promoção do produto no presente mês de Abril e em Maio. Segundo a Coca-Cola, “o sabor refrescante a limão, aliado a uma bebida com apenas uma caloria por ml” são os ingredientes para marcar a diferença.

Com o objectivo de reforçar o domínio da marca e aumentar a penetração junto dos consumidores. O lançamento do novo produto segue o mesmo conceito criativo da campanha “Aplausos”: “aplausos para uma novidade, para um novo sabor, para quem se atreve na vida e para Coca-Cola Light Limão”.
A Coca-Cola vai investir cerca de 3,5 milhões de euros na campanha da nova “Light Limão”. A campanha vai ser adaptada a partir da que decorre agora para o produto “Light”, bastando apenas integrar os novos elementos: a cor amarela do limão e o novo ‘lettering’ do produto. Com isto, os representantes da Coca-Cola no nosso país acreditam que serão atingidos índices de recordação próximos aos que foram alcançados aquando do lançamento da Coca-Cola Light há alguns anos, com o slogan “16H30, Hora Coca-Cola Light”.

Pessoalmente, não sou grande fã de Coca-Cola Light. Gosto é da Coca-Cola a sério, cheia de gás e com duas ou três pedrinhas de gelo! Isso sim é de homem! Não desgosto da rodela de limão, apesar de também saber bem. Mas Coca-Cola Light não é mesmo a minha bebida preferida. Pode ser que com um toque de limão seja melhor. Ou não…

Espero é que as marcas de refrigerantes não se lembrem de imitar as marcas de águas com gás, senão temos Coca-Cola com sabor a frutos silvestres com caramelo e azeitonas.

Departamento de Enchimento de Chouriços,
Jiggy Black

domingo, abril 09, 2006

Cartão T, de Terrível

Tal como ilustra o título, serve este presente post para construir uma critica, digamos que construtiva, à nova campanha do BES, que tem como protagonista Cristiano Ronaldo.
Ora pois que já não bastava a campanha do Crédito Habitação do BES, onde a Cila e os seus amigos não têm pais ricos, em que passam uma ideia que comprar uma casa é coisa mais fácil do mundo para os jovens, agora o BES incentiva os consumidores a aderirem ao Cartão T através do número 17 de Portugal.
A campanha tem como slogan "Arranje um bocadinho para ganhar muito” e podemos observar Ronaldo a marcar um pontapé de canto e a pedir um time-out. Através deste produto há ainda possibilidade de se ganhar uma viagem a Alemanha de modo a acompanhar a nossa Selecção.
É um facto que dentro das quatro linhas Ronaldo é fantástico, mas fica muito a desejar nas campanhas que faz para o BES, não acho que seja a cara de uma instituição bancária, não passa a credibilidade que devia. Penso que o próprio BES sabe isso, mas receia perder uma cara tão famosa na sociedade portuguesa.
Á guisa de conclusão, há que referir que a campanha teve origem criativa por parte da BBDO e produção da Garage Films e o espaço escolhido foi o Estádio Alvalade XXI.

Departamento de Paneleirices
Mitra

quarta-feira, abril 05, 2006

Shoppaholics!

Senhoras e senhores: grupos como a Sonae, Jerónimo Martins entre outros, decidiram que os portugueses devem passar o seu tempo enfiados num Shopping. Então temos centros comerciais a abrir em todas as cidades, vilas e creio que já ouvi dizer que existem projectos para um mega centro comercial (o maior da Europa) numa aldeia em Trás-os-Montes com 12 habitantes.
Começando pela Grande Lisboa, e agora eu apelo ao bom senso dos senhores do dinheiro e vejam se abrem mais uns centros comerciais, temos o CascaisShopping, CascaisVilla, OeirasParque, LouresShopping, Amoreiras, Colombo (o maior da Europa na altura), Vasco da Gama, Almada Fórum (o maior da Península Ibérica), El Corte Inglês, OdivelasParque e por aí fora. Acham que chega?
Bom, num qualquer próximo fim-de-semana em que esteja frio, aconselho qualquer pessoa a frequentar um destes locais, porque só tem vantagens: 1) está quentinho (visto que respiram no seu interior simultaneamente cerca de 200.000 pessoas), 2) a possibilidade de encontrar o homem/mulher da vossa vida é elevado (porque as cidades ficam desertas em favor dos CC), 3) podem ver dezenas de lojas e montras e ainda experimentar toda aquela roupa que pretendem e não comprar absolutamente nada entre outras coisas.
Claro que para estacionar a viatura se demora cerca de 53 minutos, com mais 21 minutos na fila do Multibanco para levantar 10 € e ir tomar café, esperamos qualquer coisa como 35 minutos enquanto as mulheres vão ao provador experimentar os 16 pares de calças que querem e depois não levam nenhumas, e ainda podemos dar alguns encontrões em algumas pessoas simpáticas com as quais nos cruzamos. Stress acumulado? Nem pensar nisso!
Existe também a fobia de algum país poder ter um centro comercial maior que algum em Portugal, e então decidimos sempre construir o maior de tudo e todos (mesmo que tenha duas Zara's, o que é sempre útil).

Vou comprar qualquer coisa no comércio tradicional...

Melhores Cumprimentos,
O XôDirector

domingo, abril 02, 2006

Queremos ainda mais!!!

A BBDO apresentou recentemente o novo hino da Galp de apoio à Selecção Portuguesa no Mundial de 2006 na Alemanha. O novo hino “Porque não pedir o Mundo?” teve como ponto de partida o hino criado para o Euro2004, com os “Menos ais, menos ais, menos ais, Quero ainda mais”.
A música é em tudo semelhante à anterior, prevendo que o sucesso que esta terá no público será também idêntico. Faltam 68 dias para o início da competição e todos nós queremos apoiar a nossa selecção, e, segundo a BBDO, este hino “representa o sentimento dos fãs, as palavras dos fãs e parte do hino do Euro2004”, apelando para a continuidade do apoio incondicional dos portugueses à sua selecção, com todas aquelas bandeiras nas janelas das casas por todo o país.

O anúncio televisivo conta com a presença de milhares de pessoas nas ruas a festejar a possível vitória no Mundial na Alemanha, com jogadores presentes no autocarro como Cristiano Ronaldo, Ricardo Quaresma ou Hélder Postiga. Esperemos que seja assim no dia 10 de Julho, quando a selecção regressar a Lisboa com o tão desejado caneco na mão!

ATÉ OS COMEMOS!!!

PS – A nova bebida lançada esta semana foi… Super Bock Tango, “mais fácil beber do que dançar.” Sublinho com toda a veemência esta assinatura, apesar de achar a bebida um pouco para meninos. Mas, contudo, porém, não obstante, eu gosto de beber Baileys, por isso, não posso falar muito. O meu colega de corredor Mitra é que agradece todos os dias à Super Bock desde 29 de Março…

Departamento de Enchimento de Chouriços,
Jiggy Black