Advertising LX

Advertising LX - Tudo o que uma mulher sempre quis.

segunda-feira, março 27, 2006

Pepsi... "Da Da Da"

Tal como ilustra o título e a imagem apresentada, a Pepsi já lançou a sua nova campanha a pensar no Mundial de Futebol que irá decorrer na Alemanha. A campanha intitula-se “Pepsifest” e foi elaborada pela CLM BBDO e produzida pela Radical Media tendo sido lançada via Internet.
A campanha conta com a participação de jogadores como Beckham, Ronaldinho Gaúcho, Lampard, Henry, Raúl, Roberto Carlos, entre outros, que já se tornaram ícones da marca há muito tempo. O anúncio inicia-se com a chegada dos atletas de autocarro aos Alpes germânicos, onde serão desafiados, por uma equipa de dançarinos tiroleses, para uma partida amigável, com a ajuda de jovens "Frauleins”.

Pois que toda a piada deste novo anúncio está mesmo no desempenho futebolístico das belas “Frauleins”, que bem ao estilo bávaro deixam os craques sem reacção, que o digam Roberto Carlos e Ronaldinho Gaúcho.
De sublinhar a qualidade musical presente no filme publicitário, falamos de um hit alemão denominado de “The Happy Bavarians” que ouvido muitas vezes seguido… revela-se acima de tudo PARVO.
Ficamos a aguardar a resposta da concorrente directa Coca – Cola, que decerto terá já na manga uma campanha a pensar neste evento mundial e que para o bem de todos nós tenha uma música tão divertida com esta, mas menos irritante.

À guisa de conclusão, caros leitores sentem-se e preparem-se que vamos começar a ser bombardeados com dezenas de campanhas alusivas ao Mundial-2006… mas nada como ver com os próprios olhos. Aqui fica o site para verem o filme: www.mydadada.com

Departamento de Paneleirices
Mitra

quinta-feira, março 23, 2006

O Futuro

Na era da Televisão Digital, e com a possibilidade de escolha a aumentar cada vez mais, para onde irá progredir a publicidade que víamos no intervalo do jogo de futebol e da telenovela? Publicidade essa, que muitas vezes se torna mais interessante que o Matarraque F.C. – Gigaroz United que está a decorrer.
A televisão por cabo, que uma boa parte da população já dispõe, faz com que nos intervalos façamos uma pequeno zapping de 50 canais nos quais perdemos cerca de 3 ou 4 longos segundos, deixando de ver os anúncios publicitários do canal onde estávamos, o que nos leva a nem sempre associar o produto à marca correcta.
Além de darmos sempre o descrédito de não dever confiar na publicidade, os anúncios televisivos, são caros na sua produção e no espaço que ocupam, e estão a atingir cada vez menos potenciais consumidores.
É certo que apareceu a publicidade na Internet mas não me parece que a cobertura seja elevada, os anúncios de jornal são pouco lidos, os outdoors já quase que nos passam ao lado. Até na casa de banho do shopping enquanto faço o meu chichi descansadamente, tenho um pouco de publicidade à minha frente, e aqui realmente resulta, pois o estado de alcoolemia faz com que se vejam dois anúncios.
Esperam-se então novas formas de publicitar as marcas e os produtos, acima de tudo de forma criativa. O product placement, de que já aqui falamos, é uma destas novas técnicas e que consegue alguma credibilização simultaneamente. Será que vamos ter técnicas tipo filme de Hollywood...? Aguardemos pelo futuro, e contamos com a criatividade dos novos publicitários...

Melhores Cumprimentos,
XôDirector

segunda-feira, março 20, 2006

E tu, já comeste fruta hoje?

"Porquê? Mas porquê? Oh mãe, mas porquê?". Nas ruas só se falava nisto, nas conversas diárias toda a gente comentava o anúncio, e eu andei durante semanas sem perceber do que se tratava. Até que um dia, ás tantas da manhã, vi uma repetição do programa Imagens de Marca na Sic Noticias. E percebi. Tratava-se do spot publicitário da campanha do novo produto Compal Essencial.

Com o objectivo de responder às necessidades dos consumidores que procuram melhorar a sua alimentação, a Compal investiu sete milhões de euros na investigação, desenvolvimento e lançamento do Compal Essencial, um produto que a empresa prevê ter grande aceitação por parte dos consumidores, uma vez que vem dar uma resposta eficaz à necessidade diária de aumentar o consumo de frutas. O Compal Essencial está disponível em quatro variedades: morango, banana, manga e pêra, que são equivalentes a uma peça de fruta.

O lançamento do Essencial deve-se à realização de um estudo de mercado exaustivo, que procurou determinar qual o conceito mais adequado e qual o potencial desse conceito. Depois de mais de 1100 entrevistas, com uma duração média de 30 minutos, foi realizado um teste de produto, que obteve grande aceitação por parte dos inquiridos. As características mais valorizadas deste produto são o facto das vitaminas e nutrientes do Compal Essencial serem equivalentes a uma peça de fruta; permitir comer fruta fresca em qualquer hora e em qualquer lugar e, ser da Compal, uma marca conceituada e com elevado índice de notoriedade junto dos consumidores, presente no mercado há 54 anos. Este produto inovador promete revolucionar o mercado e já está à venda nos locais habituais, na zona de frio, em embalagens com três unidades de fruta.

O frasco é, também, um dos pontos fortes deste produto. O seu formato é em tudo parecido ao de uma fruta, reforçando a ideia criação de um produto para responder ás necessidades de um maior consumo de fruta no dia-a-dia.
Departamento de Enchimento de Chouriços,
Jiggy Black

quarta-feira, março 15, 2006

Não seja a próxima vítima

Tal como ilustra a imagem apresentada e a expressão utilizada no título, quem ainda não foi surpreendido com a nova campanha da Sociedade Portuguesa de Cardiologia? Quem não deu por si no meio da multidão a olhar para o chão como se tivesse perdido algo? Quase ninguém…
Esta mega campanha mediática foi lançada no passado dia 03 de Março e termina a 26 de Abril, é dirigida a elevar o grau de percepção da população portuguesa para o facto das doenças cardiovasculares constituírem a principal causa de morte em Portugal e tem como nome A Marca, devido ao formato da marca colocada nos locais anteriormente referidos.
Houve uma forte aposta em comunicar através do meio ambiente, ou seja, a campanha esta exposta em centros comerciais, transportes públicos, cinemas, nas ruas, escritórios e até em espaços disponibilizados por empresas que voluntariamente se mostraram disponíveis em colaborar.
Podemos sublinhar que neste caso, o produto que está a ser vendido, é nem mais nem menos que a saúde e o bem-estar, um produto que nos dias de hoje continua a não ter preço.
Á guisa de conclusão, é um facto que esta campanha está a dar que falar e poucos são aqueles que lhe ficam indiferentes, mais não seja pelo peso e pelo fatalismo que a mensagem da campanha transmite.

Departamento de Paneleirices
Mitra

segunda-feira, março 13, 2006

As paixões pelas marcas

Todos nós somos fiéis a algumas marcas. E porquê? Porque elas fazem-nos sentir melhor, porque nos identificamos com a imagem que criamos dela, porque é saborosa/cheirosa/está na moda, ou simplesmente pelo facto de nos termos habituado à mesma. E é aqui que entra também a publicidade. Não permitir que percamos esse hábito e que haja uma concorrente a entrar no consumidor.

Existem diversos exemplos de hábitos destes: os utensilios para fazer a barba (vulgo Gillete, after-shave e espuma) que são normalmente os mesmos, nas senhoras os pensos e tampões servem também como exemplo. Raramente arriscamos a mudar de marca e a fidelização a estas marcas é elevadissimo. Uns estão do lado da Gillete outros da Wilkinson, umas estão do lado da Evax outras da Ausonia.

Os cereais são outro tipo de marcas com taxas de fidelização altissimas. Alguns só bebem Sagres e outros vão para a Super Bock. As marcas de telemóveis que tentamos manter por estarmos mais habituados ao menu do mesmo. Aquela loja de roupa especial. “Desculpe não tenho Coca-cola pode ser Pepsi?” – muitas vezes é respondido com um: “Não! Traga-me antes uma imperial!”...

Uns mais do que outros, mas todos nós temos as nossas marcas de eleição. Deixo-vos com algumas das minhas: Gillete, Chocapic, Coca-Cola, Bombay, Sony Ericsson, Delta, Springfield, Rexona, e por aí fora...
Xô Director

quinta-feira, março 09, 2006

Edson Athayde no INP - "Como motivar a Criatividade"

Na passada quarta-feira, dia 8 de Março, realizou-se no auditório 2 do INP o Seminário “Como motivar a Criatividade”, tendo como convidado para esta palestra o vice-presidente da Ogilvy, o Dr. Edson Athayde. Nem mesmo o facto de ser dia de Benfica-Liverpool e dia da Mulher reduziu a afluência das pessoas a este seminário, encontrando-se entre os espectadores alunos, ex-alunos e alguns professores.

O seminário iniciou-se com uma breve apresentação do nosso professor Luís Rasquilha, introduzindo a audiência no contexto que se seguia. Alguns problemas técnicos, que não foram resolvidos, mas que não foram necessários, dada a interactividade que existiu sempre entre o criativo brasileiro e o público.

A palestra começou com uma breve história de todo o processo de criação de uma campanha publicitária, sempre realçando a importância da criatividade em todo este processo, utilizando um exemplo metafórico, que contagiou o público até ao final da apresentação. Depois, Edson Athayde fez referência a algumas campanhas criadas por si e pelas agências a que pertencia, relatando o desenrolar de todo o processo de criatividade até à elaboração do spot televisivo e posterior lançamento da campanha, contando todas as peripécias que foram acontecendo durante essas gravações. Galp, Rádio Comercial ou a campanha de Turismo em Portugal “Vá para fora cá dentro”, foram algumas das campanhas referenciadas. Todos estes exemplos tiveram um denominador comum: criatividade. Em todos estes exemplos, Edson Athayde realçou sempre a importância da criatividade na comunicação, como factor diferenciador e de recordação por parte do consumidor, e que, por vezes, uma ideia mais arriscada pode vir a resultar em sucesso… Mas nem sempre. Nestas histórias existiu sempre também o papel do cliente, o grande obstáculo para o criativo, mas mesmo com as limitações que eram sempre colocadas nas alturas mais impróprias, através da criatividade, é possível fazer boas campanhas, campanhas de sucesso. E Edson Athayde é o maior exemplo disso.

O seminário durou pouco mais de 1 hora. No final, foram feitas algumas perguntas pertinentes sobre a importância da criatividade e o que definia um criativo com potencial para ser trabalhado e melhorado ou aquele que simplesmente não tem talento e tenta sê-lo à força.

Creio que para todos os presentes foi uma excelente ajuda para quem pretende ser criativo na publicidade. Ajudou, não só a entender melhor todo o processo que envolve a criação de uma campanha, como também perceber as suas limitações, as tais “paredes” de que Edson Athayde falava. Esperam-se mais seminários destes no nosso INP.

Departamento de Enchimento de Chouriços,
Jiggy Black

domingo, março 05, 2006

KFC – Um exemplo a seguir

Tal como nos ilustra o título, venho por este meio sugerir que algumas marcas sigam o exemplo da cadeia de fast food KFC – Kentucky Fried Chicken nas suas próximas campanhas.
Actualmente, a KFC nos E.U.A. tem no ar uma campanha de televisão em que está incluído um código que dá direito a um desconto nas lojas da marca e o consumidor deve observar em slow motion o anúncio de modo a encontrar a senha secreta e ter então o seu desconto no valor de 1 dólar na compra de um produto KFC.
Então e o caro leitor questiona-se, “mas porquê raio outras marcas devem seguir o exemplo da KFC?”. Pois bem meus amigos… imaginem, assim aleatoriamente, marcas como a Triumph ou a Intimissimi, quem sabe até uma nova aposta da Galp no Furacão Katrin, a usar esta técnica? Isto sim seria a loucura no mercado publicitário
“Acerte no tamanho da lingerie da modelo e ganhe uma colecção Primavera/Verão” ou então “descubra as medidas da Katrin e terá a oferta de uma bilha destas”.
Á guisa de conclusão, fica feita a sugestão, pois esta poderá ser a independência financeira de muitas empresas… trata-se de um diamante em bruto, pronto a lapidar. Já agora, a senha da KFC era Buffallo e foi descoberta rapidamente.

Departamento de Paneleirices
Mitra

quinta-feira, março 02, 2006

Você "Decidra"!

O conceito dos 4 P’s do Marketing Mix baseia-se no Product (produto), Promotion (comunicação), Price (preço) e Placement (distribuição). A Decider foi lançada durante o mês passado em Portugal, por um dos gigantes do mercado das cervejas, a Unicer (Super Bock, Carlsberg, Vitalis, entre outras marcas).

Produto – é uma cidra, algo que se vende muito em Inglaterra, feito à base de maçã e que é extremamente fresco, com 4,7º. Comercializa-se em garrafas de 33 cl e também se encontra Decider de pressão (tipo cerveja);
Preço – encontra-se muito ligeiramente acima do preço das cervejas e abaixo dos low-profs (Eristoff Ice, Breezers etc...), sendo que, nos hipermercados podemos comprar um pack de 4 por cerca de 2,15€, e nos bares/discotecas encontra-se ao mesmo preço da cerveja de garrafa;
Comunicação – goste-se ou não da campanha, ela apareceu em todo o lado, em todos os suportes, com uma imagem jovem e onde o verde e, por vezes, o violeta predominam. Creio que toda a gente reparou nisto e muitos até se questionaram: “mas que raio de cerveja é esta agora?”;
Distribuição – beneficiando das posições conquistadas pela sua principal marca - a Super Bock -, a Unicer inundou o mercado com esta bebida, quer ao nivel de distribuição Moderna (Hipermercados e Supermercados), quer no canal Noite (bares e discotecas). Portanto, o gestor de produto da Decider está de parabéns, no que diz respeito aos 4 P’s.

Já experimentei… E confesso que não faz o meu tipo de bebida (continuo a preferir beber uma cerveja tradicional). Entretanto, os rivais da Unicer, a CentralCer (Sagres) investiram na nova marca Sagres Chopp, mas sinceramente acho que os consumidores se começam a fartar do número de cervejas que temos no mercado. Águas com gás de todos os sabores, cervejas de todos os tipos e atenção porque uma marca de água sem gás também vai lançar sabores... Aguardemos.

Melhores Cumprimentos,
XôDirector