Advertising LX

Advertising LX - Tudo o que uma mulher sempre quis.

terça-feira, janeiro 31, 2006

Furacão Katrin

Tal como ilustram as imagens Portugal foi fortemente devastado com a nova campanha da Galp – Garrafa Pluma. Este furacão teve origem na Polónia há cerca de 22 anos e dá pelo nome de Katrin.
Meus amigos sejamos honestos, quem não sonhou já com “uma Katrin” a bater-nos à porta com uma bilha de gás nas costas e a sussurrar-nos de forma sensual: “é o gás”. Eu desde que vi a campanha que não penso noutra forma de encomendar o gás, pois já estou farto do Valter A.K.A. Murdock sempre com a barba mal feita e no final da entrega com a mão estendida.
A modelo polaca de 22 anos veio de propósito a Portugal gravar esta campanha no passado dia 16 de Dezembro e nem os 3 graus que se faziam sentir no Parque das Nações assustaram este monumento de 1,80 metros de altura que tinha as suas belas medidas 89-59-89 cobertas com apenas uma blusa transparente e uns calções curtíssimos… e daí? Perguntam vocês.
Para todos aqueles que têm gás natural e não necessitam de bilhas de gás Galp Pluma, podem sempre improvisar uma dor de dentes, pois Katrin frequenta o último ano do Curso Superior de Medicina Dentária… na Polónia.
À guisa de conclusão, a Galp decidiu apostar forte na campanha deste novo produto, sem olhar a meios, pois o caos está lançado e a minha mãe sempre disse: “cuidado com Gás!”

Departamento de Paneleirices
Mitra

sábado, janeiro 28, 2006

BES... Tu sás quem és!

O Banco Espírito Santo vai alterar a sua imagem. Não se considera uma mudança profunda, porque não é, mas é uma mudança significativa. Uma das alterações mais visíveis é ao nível da cor que se mantém verde, mas passa a ter vários tons de verde, denominando-se “verde futuro”. Segundo o presidente da comissão Executiva do BES, Ricardo Salgado, a nova imagem do BES será mais fresca, mais jovem e aproximar-se-á mais dos clientes. Além da cor, a nova identidade do BES abrange também o logotipo e o tipo de letra. As mudanças sentir-se-ão ao nível dos balcões, cartões de crédito, publicidade e estacionário do banco.
Com esta evolução o BES pretende reforçar as dimensões de proximidade, juventude, vitalidade e modernidade da marca. Outro dos aspectos de mudança na comunicação é a assinatura, que deixa de ser “Quem sabe, sabe e o BES sabe”, passando a ser “Quem sabe, sabe e o Joaquim sabe”. O nome que assinará cada campanha estará de acordo com os destinatários da comunicação e com o produto que está a ser promovido. João, Maria, Joaquim, Manuela são algumas das possibilidades.
A inspiração criativa para a nova identidade corporativa é da autoria conjunta da BBDO e da Ricardo Mealha e Ana Cunha Design.
Entre a campanha, o estacionário e a mudança nas fachadas, o banco terá investido cerca de seis milhões de euros. A fase revelação da campanha arranca a 28 de Janeiro (hoje) e prolonga-se até 5 de Fevereiro.

Departamento de Enchimento de Chouriços,
Jiggy Black

quarta-feira, janeiro 25, 2006

Vai morrer longe...

Tal como ilustra o titulo, encontro-me indignado como algo que me aconteceu recentemente e que decerto já aconteceu a alguns de nós. Após um longo dia de trabalho o que a malta quer é sopas e descanso, chegar rápido a casa e assim na loucura ver os Morangos com Açúcar, vá.
Pois que no outro dia após chegar ao Cais Sodré para apanhar o comboio para bela Linha de Cascais deparo-me com um alvoroço que parecia que o Miguel Garcia tinha feito um golo… mas não, apenas não havia comboios a sair às horas e certas. E porquê meus caros leitores? É simples, houve mais um filho da mãe decidiu apanhar o comboio em andamento, mas parece que o maquinista não resolveu parar.
Quem anda de transportes regularmente como eu, sabe o transtorno que isto causa e ao contrário das outras mortes em que a malta diz “epah coitado” ou “era tão novo”, neste caso as frases proferidas são qualquer coisa como “palhaço de merda pah”; “porquê é que não se mandou da 25 de Abril”; “podes querer, assim não lixava a vida a malta”.
Mas o melhor ainda está para vir, que é o comboio cheio até não haver amanhã, e de repente aparecer a Simara para entrar… salve-se quem poder, porque eu vou a pé.
Á guisa de conclusão, se algum dos leitores deste estimado blog está a pensar ser colhido por um comboio, pense duas vezes no seu acto… mais não seja a pensar aqui no Mitra… Paz!

Departamento de Paneleirices
Mitra

domingo, janeiro 22, 2006

Mondo Martini

Mais uma vez a Advertising Lx está na linha da frente. Desta vez chamamos a vossa atenção para a campanha Mondo Martini que irá ser lançada a partir do dia 23 deste mês. Nesta campanha, quer-se passar a mensagem do manifesto do Mondo Martini. Seja feliz, viva num mundo sem problemas, enfim viva no mundo perfeito! Nesta campanha o Girassol será visto como a ligação à marca aparecendo em todas as ciatividades. Iremos ver anúncios de TV, spots de rádio, Mupis (alguns com o girassol em cima), Outdoor 8X3 (o da 2ª Circular irá ter por baixo um grande jardim de girassóis), Abribus (com girassóis na parte de cima deste abrigo – está genial), elevadores decorados nas grandes superficies, uma acção de sampling com o jornal Expresso, além da campanha nos próprios pontos de venda. O spot televisivo está muito interessante mas não irei contar como é para vos aguçar a curiosidade e terá 2 versões – 40 e 60 segundos.
É uma grande campanha que irá servir para cimentar o posicionamento da marca, numa toada mais fashion e associada ao glamour que se pretende.
De referir que esta marca vende cerca de 9 milhões de garrafas (de litro) por ano...

Melhores cumprimentos,

O XôDirector

segunda-feira, janeiro 16, 2006

"O que o alcool faz..."

Depois do sucesso do mais recente produto Super Bock XL, a Unicer acaba de investir 3 milhões de euros no lançamento de uma nova cerveja para se juntar à família Super Bock, que deverá chegar ao mercado nos próximos dias. A nova cerveja foi denominada Abadia, uma cerveja mais forte e encorpada do que as restantes variedades da marca. A Advertising LX teve acesso a certas e determinadas informações, no qual podemos anunciar aqui em primeira mão que, tendo arrancado na semana passada um teaser de dez segundo - que mostra um monge com um copo de cerveja na mão -, a campanha de lançamento desta nova cerveja será composta ainda por dois filmes: "Bar” e "Cavaleiro", sendo o filme “Bar” o primeiro a ir para o ar.

Também no mercado das cervejas, a Sagres vai lançar durante o presente mês a Sagres Bohemia 1835, uma edição limitada de 1 milhão de garrafas de uma cerveja que celebrará simultaneamente um ano de Sagres Bohemia e a tradição portuguesa de fabrico conventual de cerveja. De referir que a data de 1835 assinala o início de produção de cerveja na Cervejaria da Trindade, ambiente que será utilizado no spot publicitário, evocando a produção de cerveja por monges. Esta campanha publicitária desenvolovida pela Euro RSCG representará um investimento na ordem dos 2,5 milhões de euros. Para os mais interessados, a Advertising LX informa-vos que poderão encontrar a Sagres Bohemia 1835 apenas em garrafas de 33cl em locais seleccionados, quer no retalho quer em bares e restaurantes.
Departamento de Enchimento de Chouriços,
Jiggy Black

sexta-feira, janeiro 13, 2006

"Porque se não fosse para ganhar..."

Tal como ilustra o título, José Mourinho contra-ataca mais uma vez a nível publicitário, mas desta vez por terras Lusas. Mourinho volta a dar a cara pela instituição bancária BPI, tal como tinha acontecido em Julho passado.
Desde a passada quarta-feira, 04/01/2006, que a nova campanha está nos mass media, abordando as vantagens do serviço BPI Net Bolsa. Se forem ao site do BPI podem ver, não só as características do produto, como também o vídeo publicitário, onde o treinador do Chelsea percorre a realidade das principais bolsas internacionais e bem ao seu estilo, vai dando ordens de compra e venda.
Ao contrário da campanha realizado no Verão passado, desta vez não houve efeitos especiais, foi tudo muito simples muito graças a boa prestação do setubalense, que fez as gravações num só dia, na Gare Marítima de Alcântara.
Assim, apenas de realçar o facto de José Mourinho ao longo da campanha conseguir manter toda a sua postura e transparecer o seu espírito vencedor, complementando o espírito do banco BPI.
À guisa de conclusão, o facto de a Advertising Lx ter um bom relacionamento com esta instituição, ilustra-se a informação recolhida e em certos pormenores. Deixo-vos uma frase do próprio José Mourinho sobre a sua prestação em campanhas publicitárias: “Sê desgasta a minha imagem? Não, o que desgasta a imagem de um treinador é perder jogos.”

Departamento de Paneleirices
Mitra

quarta-feira, janeiro 11, 2006

Sou fraquinho, sou mau!

Bem sei que o meu jeito para o desenho é francamente reduzido, a roçar o nulo. Depois do resultado final, posso afirmar com toda a convicção que... Sou fraquinho, sou mau!
Acho extremamente injusto que, num curso de Relações Públicas e Publicidade exista uma cadeira de Artes Gráficas, ainda para mais incluindo desenho manual (por assim dizer). Podiam ter criado a cadeira de Artes Gráficas mas para trabalhar com computadores, utilizando esses programas que salvam a vida de muitos criativos, como o Photoshop, o FreeHand, entre muitos outros que existem mas que desconheço o seu nome por completo. Assim sim! Era muito mais fácil! Mas ainda bem que o nosso docente na 1ª aula de Artes Gráficas disse: "Não estou à espera de encontrar nenhum Picasso aqui!"
Há que referir, e, acima de tudo, ganhar coragem e assumir de peito aberto que: a Advertising LX não nasceu para o desenho!!! Não sei quanto ao Tommy, mais quanto aos restantes 4 elementos... está tudo dito.
Não me atrevo a mostrar qualquer prova da minha inaptidão para o desenho, pois a nossa empresa tem uma postura a manter, uma imagem a defender, e há sempre que seguir a ética e deontologia da coisa.
Departamento de Enchimento de Chouriços,
Jiggy Black

sábado, janeiro 07, 2006

O Hino da PT


Luís Rozendo, Director Executivo da Associação Portuguesa das Empresas de Publicidade, diz que “a PT só por si, já é um símbolo nacional” in Antena Aberta, fórum Antena 1… Aqui nem estou muito de acordo.
A legislação permite que se use símbolos nacionais desde que não seja de uma forma depreciativa (art.7º - do Código de Publicidade) e a DECO confirma esta situação.
Ainda assim, temos a polémica pela utilização da Portugal Telecom do hino, ou melhor de uma versão de parte do hino. Legalmente nada poderá ser apontado e a PT defende-se dizendo que nem sequer publicita um produto ou serviço, apostando apenas num tipo de publicidade institucional.
A PT já levou bem alto o nome de Portugal, sendo ela responsável pela invenção dos cartões de telemóveis recarregáveis e sendo Portugal o 4º país do mundo a ter uma cobertura de banda larga quase a nível nacional e além disso a PT é responsável por 4% do PIB.
Ok… Tudo muito bem. Para mim, e visto que ao que parece o anúncio não usa de forma depreciativa o nosso Hino, está tudo correcto. Não me parece que a PT se esteja a apropriar do hino de uma forma maliciosa e muito menos desrespeitando a sua concorrência (apesar de o fazer de outras formas, mas não é isso que se encontra em causa).
Eu por mim não vejo a razão da polémica, as bandeiras também foram usadas em todo o lado durante o Euro 2004 e aí por vezes de uma forma menos digna.
O que fica mal é aquele lenço com a bandeira no encosto da cabeça do carro, isso sim está mal. Mal, é muita gente não saber reproduzir a letra do nosso hino. O efeito publicitário foi conseguido: toda a gente fala disto!

Melhores cumprimentos,
O XôDirector

quinta-feira, janeiro 05, 2006

Feliz Dia de Reis

Antes de mais o protesto por termos feriados no Dia de Natal e de Ano Novo e o Dia de Reis ser um dia útil e hoje em dia praticamente banal.
Meus amigos o que se passa é uma vergonha. Os Reis são fulcrais em todo o processo do nascimento de Jesus Cristo. E ainda por cima a história das prendas foi inventada por esses grandes senhores que foram os Reis Magos.
Os homens tiveram que utilizar o GPS da altura (guiaram-se por uma estrela) para encontrar o menino, e ainda por cima utilizaram esse meio de transporte super sónico e último modelo que era o camelo – correm rumores que o camelo do Gaspar tinha mais cilindrada que os outros dois.
A Advertising Lx estará em festa durante todo o próximo dia 6 de Janeiro, homenageando “os esquecidos pela sociedade” Baltazar, Belchior e Gaspar. Juntem-se a nós e comam uma fatia de bolo-rei e bebam champanhe.
É dia de pândega e animação na nossa agência e todos folgam, com a excepção do desgraçado do Estagiário.

Viva os grandiosos Reis Magos,
A Advertising Lx