Advertising LX

Advertising LX - Tudo o que uma mulher sempre quis.

quarta-feira, dezembro 28, 2005

Reveillon...

“Ah e tal, como é fim de ano o post da Advertising Lx é sobre bebedeiras, champanhe, álcool e não sei que mais”. Estão redondamente enganados, pois isso é mais fama que outra coisa meus amigos.
Este post serve para fazermos um balanço deste projecto, assim como para agradecer a todos aqueles que nos têm acompanhado nesta caminhada blogueira.
Por motivos profissionais e académicos, não temos actualizado da forma que gostávamos o nosso blog, mas mesmo assim temos os nossos leitores regulares, aos quais fica deste já o nosso agradecimento. O nosso maior objectivo para este novo ano é fidelizar estes leitores e conquistar mais um ou dois, vá.
Assim, há uns quantos nomes que gostávamos de sublinhar e que há muito merecem ser destacados num post. Após um pequeno brainstorm seleccionamos estas pessoas, sem qualquer tipo de menosprezo para os restantes.
Tucha, que apesar de ser oriunda de um calhau lá no meio do oceano (o Jiggy é oriundo do calhau mesmo ao lado), marca sempre presença nos comments aos post’s; ao Dr. Jorge Sampaio; ao Rato Mickey; ao Sr. Tobias; à Cristina Amaro, apresentadora do nosso programa de culto – Imagens de Marca; à Isabel Figueira, a nossa fonte de inspiração; a todas as marcas de bebidas alcoólicas consumidas até hoje e respectivas cooperativas vinícolas (aqui o Mitra não agradece); ao Tommy por ser a nossa mascote, ao Estagiário por ter redigido um simples e único post, mas com muito valor e ainda aqueles comentários automáticos a promover um outro site qualquer.
De referir que gostamos bastante desta data pois já só faltam 6 dias para o Dia de Reis… Grande abraço para o Baltazar, Belchior e Gaspar.
À guisa de conclusão, a Advertising Lx deseja a todos os seus leitores óptimo 2006, cheio de vibrações positivas e com uma ou outra campanha para analisarmos. Venha o álcool, venham as passas, venham as gajas… a malta quer é borga.

Advertising Lx

sábado, dezembro 24, 2005

A Tutti une Bueno Nataling

Pelo primeiro ano este blog passa um Natal, porém este é o terceiro ano que esta jovem agência vive esta quadra.
Tanto o blog como a própria agência ainda são tão novos, que continuam, inocentemente, a acreditar no Pai Natal, mas isso no fundo é muito bom… prova a nossa pureza.
Não vivemos na mentira que se vulgarizou e continua na moda de que “não gostamos do Natal”, a Advertising Lx gosta do Natal, o Natal é nosso amigo, e nós somos amigos do Natal.
Continuamos a escrever a carta ao Pai Natal, continuamos a pedir presentes, continuamos a acreditar nas coisas boas que nos vão acontecendo e até continuamos a comer bacalhau (Mitra come todos dos fins-de-semana) sonhos e rabanadas.
É por isso que as senhoras muitas vezes abominam as iguarias desta altura...mas...vamos é comer uma fatia de bolo-rei e beber mais um copo, ou esta não fosse a Advertising Lx, uma empresa “regada” de boa disposição.
O desejo de um agradável Natal, cheio de coisas boas, grandes, doces, diversão… e muitas campanhas publicitárias para podermos comentar.
Já agora uma palavra de apreço e a nossa homenagem aos Reis Magos constantemente ignorados e esquecidos nesta época, sim porque o dia de Reis é celebrado na nossa agência como se fosse um feriado nacional.

Advertising Lx

quarta-feira, dezembro 21, 2005

Onde está a caixa negra do trenó?

A nova campanha da Vodafone tem tudo e não tem nada, mas é nestas coisas que se vêm as grandes empresas, pois apesar de não fazer uma comunicação objectiva, não podia deixar passar em claro esta quadra.
Falamos de uma campanha que no fundo, não é uma campanha de um serviço ou de telemóvel, mas sim de todos os serviços e de diversos telemóveis.
A temática apresentada está obviamente enquadrada no espírito natalício e acaba sempre por abordar o velho das barbas brancas, que na minha infância não tinha telemóvel, agora já se manda sms’s ao Pai Natal com a lista de presentes.
Acho que é uma comunicação demasiado confusa e pouco adequada à marca. Digo isto, porque no ano passado acompanhei de perto grande parte das campanhas Vodafone e sei que é capaz de algo bem melhor.
De reter a frase proferida num desses anúncios televisivos, onde um participante de um fórum questiona de uma forma bastante apreensiva: “Onde é que foi parar a caixa negra do trenó” – desta gostei, para mim já ganhou.
Da minha parte desejo-vos a todos um feliz Dia de Reis…

Melhores cumprimentos,
O XôDirector

domingo, dezembro 18, 2005

Mais uma marca convocada!

Tal como ilustra o título, a Budweiser será a cerveja oficial do Mundial de Futebol Fifa 2006. Seria impensável que um Mundial organizado na Alemanha não tivesse como sponsor uma marca de cervejas.
Além da utilização desta designação para fins publicitários e promocionais, a marca recebeu também os direitos de publicitar em todos os estádios e campos de futebol da competição.
Mas para que tudo isto se tornasse possível, a empresa número 2 à escala global em volume de vendas terá pago 29,8 milhões de euros, num acordo sob a égide da FIFA. Falamos de valores absurdos, mas que reais no mundo publicitário.
Assim a Budweiser pode usar as marcas “Fifa World Cup” com fins promocionais, como packaging, materiais de ponto de venda e publicidade.
Já que falamos de cervejas, de sublinhar que a Super Bock comprou último anúncio do ano nos quatro canais generalistas, mais nos canais por cabo SIC Notícias, SIC Radical e na MTV.
À guisa de conclusão, qualquer semelhança entre o facto de este post ter uma taxa de álcool elevada e o consumo regular (é o que dizem) de cerveja dos membros desta jovem empresa, é mera coincidência com a realidade.

Departamento de Paneleirices
Mitra

terça-feira, dezembro 13, 2005

ATÉ OS COMEMOS!

Aproxima-se mais um evento internacional de grande projecção e impacto na população de todo o mundo. Entre 9 de Junho e 9 de Julho de 2006 irá realizar-se o FIFA - Mundial 2006, organizado desta vez pela Alemanha, recebendo o testemunho da organização conjunta Coreia/Japão em 2002. Além de todo o espectáculo que o futebol e estes jogos transmitem para as pessoas, muitas são as marcas que apostam no patrocínio deste tipo de eventos com forte impacto mundial. Aconteceu com o Euro2004 e nós, particularmente, podemos constatar esse mesmo facto.
No próximo ano, vamos poder encontrar marcas como a McDonald's, Hyundai, Mastercard, Toshiba, Fly Emirates, Coca-Cola, Fuji Film, Adidas, Continental, Philips e Gillette, entre outras marcas alemãs de peso como a Deutsche Telekom. De resto, grande parte destas marcas são conhecidas em todo o mundo, mas que no entanto aproveitam este momento para reforçarem ainda mais a sua notoriedade junto dos consumidores, pois é bom não esquecer que este evento desportivo é, a seguir aos Jogos Olímpicos, o evento com maior audiência televisiva em todo o mundo. Em 2002, o número total de audiências mundial foi de 28.8 milhões de espectadores, sendo transmitida para 213 países, cobrindo mais de 41.100 horas de emissão nas estações televisivas.
De realçar também que cada vez mais as mulheres têm vindo a aderir a este tipo de eventos desportivos. Consta dos dados estatísticos que, por exemplo, no jogo entre a Coreia e Portugal no Mundial de 2002, o número total de espectadores foi de 3,8 milhões, sendo que 1.9 milhões pertenciam ao sexo feminino e os restantes 1.5 milhões do sexo masculino. Esperemos que em 2006 suceda o mesmo, para o bem de todos nós!
(Publicidade, Marketing e dados estatísticos à parte...)
Agora que os grupos já foram sorteados e sabendo que Portugal tem a tarefa teóricamente facilitada (convém relembrar a campanha em 2002), vamos esperar que tudo corra bem e que no dia 9 de Julho de 2006 possamos todos juntos torcer pelo clube de todos os portugueses! É caso para dizer... "ATÉ OS COMEMOS CARA...!!!"
Departamento de Enchimento de Chouriços,
Jiggy Black

segunda-feira, dezembro 05, 2005

"Diz lá o titulo! Não! Epah vá lá... diz lá... Epah não… diz lá”

E queria também aqui anunciar, faz favor, que os Gato Fedorento estão de volta e em canal aberto.
A RTP conseguiu assegurar estes quatros humoristas para os próximos dois anos sendo a sua produção conjunta com as Produções Fictícias de duas séries de 13 episódios assinados pelos Gato Fedorento – Miguel Góis, Ricardo Araújo Pereira, Zé Diogo Quintela e Tiago Dores.
O primeiro programa está agendado para meados de Fevereiro de 2006, num ritmo semanal e será emitido em horário nobre. O quarteto teve também propostas da TVI, porém vem na lei que caso fossem para aquele canal privado, qualquer civil poderia fazer pouco deles durante dois minutos, por terem tomado aquela opção. Mas qual opção? A opção. Mas qual opção? A opção. Mas qual opção? A opção. Mas qual opção? A opção. Mas qual opção? A opção.
Sem receio de ultrapassar a taxa de bazófia, a Advertising Lx quer pedir a vossa atenção para este facto, não só porque o achamos pertinente, mas também porque sim, pois trata-se de uma forte aposta da RTP… Quer dizer forte, forte é o Trazan Taborda.
E por causa de ambas as situações acima referidas, não podemos esquecer que esta notícia está englobada em toda uma estrutura e conjuntura actuais e decerto irão gramar à brava estes novos sketches.
Quem não se considera um alvo, então podemos afirmar que lhe foi previamente diagnosticada a doença de Meireles, porque quem está a ler este texto certamente não usa um colete cor-de-rosinha.
À guisa de conclusão após leres este post, se não o comentares, não te admires se ouvires uma música ao teu redor… pois serão os Castigadores da Parvoíce!

Departamento de Paneleirices e de Enchimento de Chouriços
Mitra e Jiggy Black

quinta-feira, dezembro 01, 2005

Nogueira Wireless


Tal como ilustra o título, actor e humorista Bruno Nogueira é a mais recente cara do serviço PT Wi-Fi.
Decidida em apostar numa imagem jovem, direccionada para jovens e de uma forma jovem (onde é que eu já vi isto?) a marca PT vê no jovem actor a pessoa indicada para comunicar os benefícios e vantagens da utilização da Internet de banda larga em HotSpots.
Sendo Bruno Nogueira uma figura carismática na malta nova, que coincide com target do produto, estará presente em acções da marca, principalmente através do programa Curto-Circuito, do qual é apresentador.
Esta forma de aceder à Internet começa a ganhar um número de utilizadores cada vez maior, apesar dos preços praticados no mercado nacional. Revela-se então inteligente a aposta da PT numa celebridade, tentando desta forma diminuir a variável preço na hora de decisão da compra – as aulas de Teorias do Consumidor começam a fazer efeito.
À guisa de conclusão, este blog começa a ganhar cada vez mais contornes de seriedade e mística publicitária. Até indicações em contrário vamos manter as nossas ideologias e balancear os nossos post’s entre o humor e divulgação de acontecimentos publicitários.

Departamento de Paneleirices
Mitra