Advertising LX

Advertising LX - Tudo o que uma mulher sempre quis.

domingo, novembro 27, 2005

Petfood - 1ª Missão: Cumprida!

Na passada 5ªfeira, apresentámos a primeira de sete fases do trabalho anual de Publicidade, que incide no tema Petfood – Cão. Muitas horas de trabalho em volta do tema, muitas horas em pé nas superfícies comerciais analisadas a “sacar” a descrição dos produtos e os respectivos preços. “Que seca!”, diriam uns. Nós dizemos “são vidas!”. É nosso hábito atribuir qualquer tipo de insucesso, ou algo que nos corra mal, ao azar que nos acompanha, nomeadamente quando o tema que nos é atribuído é dos mais difíceis. Aconteceu com um trabalho no 2º ano para a cadeira de Relações Públicas – Prática, onde fizemos a caracterização da revista Focus, e voltou (até agora) a acontecer com este trabalho sobre Petfood. Talvez por ter-nos sido atribuído e não termos sido nós a escolhe-lo. No entanto, depois de termos entregue e apresentado o trabalho da Focus, tudo acabou bem. Esperemos que aconteça o mesmo com a Petfood… Mas isso também só depende de nós. Ou não.

A apresentação correu bem. Não podemos afirmar que foi a melhor apresentação que já tivemos – porque essa, para mim, foi e sempre será a do Rock n’ Bol, no 1ºano -, talvez até tenha sido a pior ao longo destes 3 anos. Mas nem por isso nos sentimos tristes ou desiludidos. De uma forma geral, sentimo-nos contentes pela apresentação, quanto mais não seja por sabermos que uma parte do trabalho está concluída e, pelo menos, sabemos que são mais os pontos positivos que podemos retirar da apresentação que os negativos.

Não podemos deixar de fazer referência ao novo elemento da Advertising LXAndré Prazeres, que, apesar de não escrever para este blog, faz parte integrante da nossa equipa, contribuindo com todo o seu trabalho e dedicação para o sucesso de todos, agradecendo desde já toda a sua ajuda prestada até hoje.
Em jeito de conclusão, quero pedir desculpas pelo tamanho do texto, esperando que as futuras apresentações nos corram melhor e que consigamos corrigir os erros de 5ªfeira. Senão… mal ou bem, pelo menos vamo-nos divertindo.


Em nome de toda a equipa Advertising LX,

Departamento de Enchimento de Chouriços,
Jiggy Black


(O modelo fotográfico é o Tommy, para quem não o conhece)

domingo, novembro 20, 2005

O Fido Dido vai lá estar


Tal como ilustra o título, a marca 7Up já assegurou presença no Rock in Rio 2006, que se irá realizar em Lisboa, passado dois anos da sua estreia em terras lusas.
Apesar de ainda faltar largos meses para o início deste festival de música, já se começa a notar a agitação no mercado da publicidade, onde as marcas competem entre si, de forma a terem lugar neste evento de renome.
Já tínhamos visto a Vodafone, a SIC e o Millenium BCP a confirmarem que irão continuar a ter acções de promoção no Rock in Rio 2006, continuando como os principais patrocinadores do evento e desta vez foi a 7Up a dizer que também vai lá estar.
Assim, a 7Up lançou uma campanha publicitária onde o Fido Dido vai ser novamente a figura central e onde vai convidar todos os fãs da marca a participarem na promoção que vai dar até Março do próximo ano, de modo a ganharem 777 bilhetes duplos.
A campanha foi desenvolvida pela Focus/VDB Associados e tem como slogan “Vamos... por um mundo melhor!”, indo na senda do lema do evento. Por outro lado o spot televisivo foi produzido pela Panavídeo e já pode ser visto na SIC.
À guisa de conclusão, para a malta que é mais old school, este regresso do Fido Dido é visto com alguma nostalgia, pois trata-se de um ícone no seio publicitário do agrado de muitos nós.

Departamento de Paneleirices
Mitra

domingo, novembro 13, 2005

“Mantorras fica no Banco”

Tal como ilustra o título e a imagem, a Advertising Lx desta vez foi além fronteiras, deslocou-se até ao mercado de Angola, onde Pedro Mantorras é um caso de sucesso na nova campanha do B.F.A.
Para quem não sabia, o Banco Fomento de Angola – B.F.A., é o B.P.I. de Angola, sendo líder de mercado na área de depósitos. Se nós por cá temos o José Mourinho a dar a cara pelo B.P.I., em Angola é Mantorras a referência maior, tendo a sua cara está espalhada pelos outdoors de todo o país.
O jogador angolano, foi um dos responsáveis pelo aumento de notoriedade desta instituição bancária, não só a nível de banca, como a nível de índice de notoriedade. O banco resolveu por em prática um pensamento muito comum no meio publicitário, que é o de “pensar global, agir local”, pois em vez de usar caras portuguesas, visto que B.P.I. é que controla o B.F.A., na sua campanha, avançou com uma personalidade forte da sociedade angolana.
Para além da frase que nos aparece na imagem, outra das frases é “O meu banco aberto 24horas”, fazendo alusão a carreira do atleta, que passa imenso tempo no banco de suplentes. De referir que nesta campanha publicitária do B.F.A. participa também a ex-miss Angola Karina Manita, mais uma importante referência angolana.
À guisa de conclusão, este post vem provar que a publicidade consegue criar impacto, não só nos países desenvolvidos, como também nos países mais carenciados, basta ter-se empenho e criatividade.

Departamento de Paneleirices
Mitra

terça-feira, novembro 08, 2005

Gripe das Aves

Por fazermos parte do mesmo corredor e por partilharmos a mesma chave do escritório (fica guardada atrás do vaso), achamos por bem comunicar-vos sobre a doença que anda a preocupar todo o mundo: A gripe das aves.
Deixemo-nos de piadolas insolentes, injuriar o guarda-redes da equipa que deu um "frango" no jogo anterior, ou inclusivamente fazer alusão a actos sexuais para brincar com a situação. Sejamos pessoas do bem e da paz! Com a gripe das aves não se brinca! Tanto é que mesmo até no mundo das marcas, já está a fazer efeito.
A nossa empresa teve conhecimento de uma notícia extremamente alarmante, que dá conta da tentativa da KFC (Kentucky Fried Chicken) em preparar acções de comunicação para explicar que continua a ser seguro consumir os seus produtos, de forma a combater o medo e a desinformação dos consumidores sobre o gripe das aves, evitando assim a quebra nas vendas.

Porém, quem conhece bem o Mitra, uma jóia de moço, sabe o quanto ele sofre de alergias e fica de rastos com os seus ataques de espirros… pronto tentativa de espirros vá!
Especialistas da medicina na área do espirro deduzem que tudo isto se possa dever a uma perna de frango ingerida pelo jovem, aquando do Torneio de Sirumba – Feijó 1988, enquanto aguardava a entrega das medalhas. Toda esta linha de raciocínio, porque a mascote do Torneio era uma Ave que sabia espirrar.
E esta hein?!
Tudo isto para vos alertar para o cuidado a ter com as doenças que por aí andam. Não queiram ficar como o Mitra, que cada vez que espirra parece que tem um ataque de coração e assusta tudo e todos que o rodeiam no momento.
Sem mais assunto,
Departamento de Enchimento de Chouriços e de Paneleirices,
Jiggy Black e Mitra

terça-feira, novembro 01, 2005

ERA! ...E pelos vistos vai ser mesmo.


Depois do fantástico trocadilho utilizado no título, venho falar sobre uma nova situação, que desde o passado fim-de-semana futebolístico se tornará usual em todos os jogos a contar para a Liga BetAndWin.

Para quem não sabe, a ERA está no nosso coração. Foi a marca que analisámos para o segundo trabalho do 1ºano de Relações Públicas e Publicidade, e, provavelmente, aquele que mais gosto nos deu fazer. A campanha de então era péssima, pelo que tivemos de a recriar – era esse o objectivo do trabalho. Pelo nosso gosto, umas das alterações a fazer seria o slogan, que era “ERA – Sempre presente para si.”, acrescentando-lhe uma assinatura que nos parecia extremamente eficaz… “O prazer da escolha certa.”. Tal não sucedeu com os directores da empresa, que não aprovaram a nossa proposta, preferindo a frase “Uma porta sempre aberta.”. Está bonzinho até… Mas o nosso era muito melhor. Mas posteriormente surgirá um post a explicar como foi esse nosso 2º trabalho na empresa.

Então não é que a ERA agora patrocina a Liga BetAndWin e até os árbitros, que ostentam na manga esquerda o logótipo da marca americana??? É que o campeonato agora parece que é a sério e tudo! Até os árbitros são patrocinados…

Será que há aí marosca entre a Liga, a ERA e a Comissão de Arbitragem? “Ah e tal… beneficias este e prejudicas aquele e damos-te uma casa ali na Quinta da Marinha, que é que te parece?” Não é para lançar o boato, mas dá que pensar…
Departamento de Enchimento de Chouriços,
Jiggy Black