Advertising LX

Advertising LX - Tudo o que uma mulher sempre quis.

terça-feira, maio 31, 2005

A música na Publicidade

Como grande amante de música, e aproveitando o seguimento do meu colega do departamento do lado, o Mitra, venho falar de música. Não de música em geral, porque senão nunca mais saía daqui e nem todos temos os mesmos gostos, senão a frase “gostos não se discutem” não faria sentido.

Uma das características de um anúncio é a música de fundo que preenche os segundos de exposição aos nossos sentidos. Se há uns anos ela não era importante e apenas surgia como “jingle” associado a um slogan ou claim, hoje em dia a música é essencial. Anúncios como os da Optimus, Vodafone, TMN, dos iogurtes da Danone e de outras marcas, de pensos higiénicos, passando pelas instituições bancárias, pelas bebidas alcoólicas, por aí fora... Todos são exemplos dessa mesma importância da música na publicidade que se vai criando.
É importante para a marca, mas também para os criadores e intérpretes das músicas em questão, pois aproveitam os poucos segundos de audiência para aumentar o seu público, associando a música a um produto do gosto dos consumidores, explorando o facto de tudo isto se passar – na maioria das vezes – em canais de grande cobertura nacional. É uma bola de neve que se vai formando, gerando lucro para uns e para outros. E assim se vai explorando mais um lado (bastante) lucrativo da publicidade.

Departamento de Enchimento de Chouriços,
Jiggy Black

domingo, maio 29, 2005

Qual o som que bomba no bote?

Tal como ilustra o título, uma das grandes companhias que temos nas nossas viagens de carro (escrevi bote no título, só para dignificar o meu A.K.A.) é sem sombra de dúvidas a música!
Seja a viagem curta, ou distante (nada como ir de carro para a Ameixoeira) o auto – rádio tem que estar sempre operante. Não importa se é a Antena 3, o Rádio Clube Português, ou quiçá a RDP África, a viagem não pode é ser silenciosa.
Mas o que eu quero expor aqui neste post é outra coisa... uma questão que me transtorna...Porque motivo quando vamos acompanhados no carro temos que ouvir o CD, ou a faixa, que a outra pessoa gosta???
Esta situação acontece-me sempre..."ah não gostas disto, não é? Aposto que não curtes este género musical, mas eu mudo já de CD" …que nervos!!!
Por mais que se goste do CD que temos a rodar no carro, nunca damos a entender isso à pessoa que vai ao nosso lado, o que é estúpido!
A minha teoria é simples, o carro é meu, o auto – rádio é meu, o CD é meu... epah não é por nada, mas ADAPTA-TE TU!!!
Há que sublinhar que já perdi uns quantos engates à conta desta teoria, mas isso agora não importa nada, a minha ideologia está primeiro. Sim, porque eu não sou nada teimoso, nem amuo, apenas tenho um feitio especial.
Á guisa de conclusão, fica aqui a minha dica para quando passarem por isto, metam o belo do Chill'Out a tocar, que vão decerto facturar.

Departamento de Paneleirices
Mitra

sexta-feira, maio 27, 2005

Corrida da Banda Larga – Obikwelu vs Sapinho

Para quem ainda não percebeu, Netcabo e Sapo ADSL é tudo a mesma coisa, fazem parte do mesmo grupo económico. Se forem comparar os portofólios são basicamente iguais, há excepção de um serviço, que é exclusivo da Netcabo. Para os mais atentos ao mundo da publicidade, reparem que quando uma das marcas lança uma campanha com um determinado serviço, a outra marca lança logo de seguida a sua, mas com um nome diferente.
Exemplo disso é mais recente campanha dos 8 megas de velocidade, iniciada no passado dia 19 de Maio. Analisando as duas campanhas, vemos que ambas abordam a questão da rapidez de navegação fazendo uma analogia com uma corrida.
No caso do “Sapo mais rápido que própria sombra” temos recolhido bastantes opiniões positivas do anúncio de TV e do Mupi. No primeiro vemos uma corrida entre o Sapo e a sua sombra em que esta perde para o elemento verde, quanto ao Mupi vem ao encontro do anuncio TV fazendo apenas de complemento.
No caso da Netcabo temos um bom anúncio de TV em que uma senhora de bonita idade desafia e ganha ao portuguesíssimo Obikwelu uma corrida, porém o Mupi apresentado é manifestamente fraco. E fraco porque nos parece muito escuro (não é uma piada à pigmentação do Francis Obikwelu) e tão simples que nada faz com que o público perca mais de 5 segundos a olhar para ele e o recorde mais tarde.
Assim, ao aderirem a um kit da Netcabo ou um kit da Sapo ADSl, estão a meter o dinheiro no bolso das mesmas pessoas, sendo a qualidade de serviço bastante semelhante.

A equipa da ADLX – “Tudo o que uma mulher sempre quis”

terça-feira, maio 24, 2005

O nhecos do Ausente no Messenger!!!

É um problema recorrente nos utilizadores do Messenger. Quando abrirem o vosso msn verifiquem quantas pessoas estão on-line. De seguida contem os que estão ausentes ou ocupados. Contem ainda os que estão na hora de almoço à 8 horas nesse estado.
Divertido é ver que entretanto já estamos a falar com 4 ausentes, 2 ocupados, outros 2 que afinal não estavam a almoçar e ainda 1 apenas que estava on-line.
Quando não quiserem falar com alguém sugiro que lhe digam na cara e cortem relações… (brincadeira). Eu próprio, por vezes, utilizo estas técnicas apuradas de esperteza…mas enfim!
P.S. - o facto de termos estado alguns dias sem actualizar o nosso blog deve-se a problemas técnicos alheios à Advertising LX.... (epah sempre sonhei escrever esta frase, faz-me sentir importante)
Com os melhores cumprimentos:
XôDirector

segunda-feira, maio 16, 2005

Tommy foi a Lisboa

Woof! O meu dono hoje levou-me a passear pelas ruas de Lisboa! Estou maravilhado...
Visto que isto se trata de um blog relacionado com o mundo da publicidade, embora fale de outros temas, houve um Mupi que me atraiu especial atenção. Não, não foi nenhum da Pedigree. Prefiro um bom bife a essa comida de plástico! Falo sim, da campanha da Carlsberg, patrocinadora oficial da final da taça UEFA, que se realiza no estádio Alvalade XXI, no dia 18. Para quem não viu, o Mupi dizia "Boa Sorting". Achei piada, porque pensei que tinha a ver com o Gato Fedorento e com o meu amigo Fox, mas depois é que o meu dono me explicou que era por causa do Sporting. Já agora... e eu que não ligo nenhuma ao futebol: Boa Sorte SPORTING!!!


Tommy

PS -Muitas lambidelas de Parabéns a Babaiga (dona do meu amigo Eros) que faz hoje 19 aninhos! PARABÉNS!!!

sexta-feira, maio 13, 2005

Singer...és tão fraquinha!!!

Como bom amante do futebol e por ser o desporto que mexe com as nossas paixões, não posso deixar de falar nesta péssima campanha (a nosso ver) da Singer.
A Singer não tem directamente a ver com o desporto-rei, nem patrocina nenhuma equipa de futebol da Superliga, mas para quem costuma assistir aos jogos na SportTv pode confirmar isso mesmo: a fraca qualidade dos anúncios.
Quando os vi pela primeira vez não quis acreditar, pensei que fosse por ser dia dos namorados (foi nesta altura que a vi). Não era, pois na semana seguinte o mesmo anúncio passou antes do início da partida.
Aquela coisa faz lembrar os spots dos longínquos tempos em que a SIC e a TVI mostravam aqueles anúncios de meninas com trajes menores com uma voz dobrada sexy e sedutora em brasileiro, e diziam “Ligue Já! Estou à tua espera! 0641 666 999... Até Já!”.
Acho que a campanha elaborada para a Singer é de mau, de péssimo gosto. Uma menina loira aparece numa fotografia em ecrã inteiro, passando depois a focar uma determinada parte do corpo ou cara, dividindo a imagem com o electrodoméstico a anunciar.
O momento alto desta campanha foi, sem dúvida, na Páscoa, em que essa mesma menina loira se vestia e se mascarava de coelhinha da Páscoa, que mais parecia a coelhinha da Playboy... mas a versão fraquinha.
Começo a pensar que jovens como nós podemos mesmo dar algo de novo ao mundo da publicidade!

Departamento de Enchimento de Chouriços,
Jiggy Black

segunda-feira, maio 09, 2005

Vir em pé é que não!

Tal como ilustra o título, estou totalmente em desacordo com o facto de a malta vir de pé nos transportes públicos.
Falo no meu caso pessoal, faço diariamente uma viagem de uma hora até à Ameixoeira e recuso-me a vir em pé esse tempo todo. Faço questão de arranjar um lugar sentado, nem que para isso tenha que fazer uma rasteira a duas velhas e pontapear o seu carrinho das compras. No dia em que estes meus actos não resultem, irei simular dores de parto, para ver se pega!!!
A minha pergunta é simples: Mas porque escolhem elas a hora de ponta para irem ao Lidl ou ao Minipreço??? Os preços dos produtos não são mais baratos às 08h00 da manhã... E tendo em conta que os estabelecimentos abrem normalmente após as 09h00, qual é a piada de ficar à porta sentadas nos carrinhos e a queixarem-se que lhes doem os ossos de estarem à espera que o supermercado abra?
Mas voltando aos transportes, eu tenho uma teoria, onde quem fizesse mais de cinco paragens, fosse qual fosse o transporte, tinha o DIREITO de ir sentado e se possível com as pernas esticadas. Caso estivesse a dormir na viagem o revisor (A.K.A. o Pica) não me poderia acordar, a não ser para me avisar que era a minha estação.
Outra situação a destacar: qual a intenção do maquinista do Metro em esperar que as pessoas fiquem tipo sardinhas em lata, para só depois arrancar com o Metro? Será que eles ganham por número de pessoas dentro do transporte? Se for assim, os gajos que trabalham de manhã e ao final do dia, devem receber comissões como se não houvesse amanhã!!!
À guisa de conclusão, isto de andar de transportes públicos é muito bonito, mas quando nos habituamos a andar de rabinho tremido já não há nada a fazer...há que saber sofrer de carruagem em carruagem, de paragem em paragem, de estação em estação!!!

Departamento de Paneleirices,
Mitra

quinta-feira, maio 05, 2005

1 Sala, 1 Quarto, 4 Chaves

Este foi um conceito lançado num dia por um elemento da empresa numa das nossas reuniões e será por mim hoje explorado. Imaginem o que seriam 4 rapazes da nossa geração todos a coabitar no mesmo espaço.
Bom o nosso Departamento de Paneleirices trataria da roupa com toda a certeza. O Departamento de Enchimento de Chouriços, ficaria responsável pela…alimentação e o Estagiário serve sempre para fazer umas limpezas.
Eu como XôDirector ficaria responsável pela organização, contabilidade e ainda seria eu quem estava incumbido de ver os jogos da bola na TV enquanto bebia a minha cervejinha para depois os comentar com os meus comparsas. Isto sim é a postura de um líder! Ficaria eu responsável por diversas áreas enquanto os meus colegas só teriam uma tarefa cada um.
Quanto ao facto de trazer as namoradas lá para casa…isso teria de ser bem combinadinho!
1º) O nível de qualidade apresentada teria de ser manifestamente alta;
2º) Qualquer tipo de ruídos seriam proibidos enquanto qualquer dos outros elementos estiver presente;
3º) Todos os meses tinha que haver uma noite em que a casa estaria totalmente disponível para cada um de nós.
Frigorifico com cerveja para mim, máquina de café topo de gama para o Estagiário, casa de banho com ligações à Internet para Departamento de Enchimento de Chouriços e uma máquina de cortar cabelo que desse para fazer cristas no Departamento de Paneleirices.
Com os melhores cumprimentos…Hasta!

XôDirector

segunda-feira, maio 02, 2005

Tommy Apresenta-se:

Woof! A pedido dos fãs e, especialmente das fãs, aqui estou eu a dar o meu fucinho ao manifesto! O meu nome é Tommy Lee Van der Vaalt e Barros Costa, mais conhecido por Tommy... ou os 500 nomes de que sou apelidado – o mais recente é Zé Carlos, ao qual eu não achei muita piada, mas enfim. É com muito orgulho que faço parte desta equipa, principalmente porque eles brincam comigo e dão-me atenção e mimos. Sou o amuleto da sorte destes pulhas, sou a sua fonte de inspiração, sou eu quem anima os dias de trabalho. Mas confesso, também sou eu que destabilizo o trabalho do meu dono (que também não é muito), quando quero ir fazer o xixi à rua, ou até mesmo o cócó, e peço para me levarem. Mas a vida é mesmo assim, há que olhar sempre em frente e pensar positivo. E por falar em positivo... Era de cão vocês arranjarem alguém do sexo feminino para a equipa, seus mafarricos! Não sei, digo eu... Se não querem uma mulher, pelo menos uma cadelita para eu me entreter e não vos chatear. Mas é só uma sugestãozita. Ele há coisas...!

Tommy